un´ltra visione del turismo per le comunitta a basso redito

4014 palavras 17 páginas
RESUMO

O presente trabalho retratará pesquisas com referenciais bibliográficos e de campo sobre os custos logísticos no Brasil, exemplificando estudos, resultados e ações para melhorias deste segmento, além de permitir que as organizações do ramo de transporte tenham base para planejar suas ações futuras de modo a crescerem e se manterem competitivas, elevando assim a saúde financeira da mesma e consequentemente ajudar na movimentação, aquecimento e alavancagem da economia do país.

1 INTRODUÇÃO

Os custos logísticos voltaram a crescer no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), a rubrica apresentou 11,5% do PIB em 2012 – 507 bilhões – após recuar em 2010 para 10,6%. Em 2008 esteve com o percentual de 10,9%.
Segundo Maria Fernanda Hijjar, diretora de inteligência de mercado da Ilos “Houve a combinação de três fatores: aumento de custos, maior movimentação de carga no pais e o Produto Interno Bruto (PIB) praticamente estagnado neste período”.
Ainda segundo Maria Fernanda Hijjar, dentre as questões dos custos logísticos, o transporte, foi o que mais pesou no aumento, chegando a 7,1% (312,4 bilhões) da composição do custo logistico em proporção ao PIB, sendo a maior porcentagem desde 2004, onde representava 7,5%. O custo com transporte e composto por ítens como o preço do diesel, pedágio e seguro. Na conta dos custos logísticos totais do país entram também gastos com estoque (3,2%), armazenagem (0,8%) e administrativos (0,4%)”.

2 OS CUSTOS LOGÍSTICOS NO BRASIL De acordo com o site da Folha de São Paulo, “diante dos problemas de integração dos diferentes modais de transporte no Brasil, a tecnologia é uma forte aliada para reduzir os custos das empresas. A instalação de sistemas e produtos de operação mais simples e rápida garante redução no uso de combustível, na manutenção de veículos, mais conforto aos motoristas e agilidade no processo de

Relacionados