TRANSFORMAÇÕES POLITICAS EM CUBA

4684 palavras 19 páginas
TRANSFORMAÇÕES POLITICAS EM CUBA
Joicy Machado do Rosário
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

RESUMO: A revolução Cubana foi um acontecimento decisivo para a História da América Latina, e sem sombra de dúvida o evento histórico que nele surgiu grandes nomes que repercutem até nos dias atuais, logo mais no decorrer deste artigo nomes como Fidel Alejandro Castro Ruz e Ernesto Guevara de la Serna, serão citados como principais figuras e talvez as mais importantes para a transformação política e social pela qual Cuba passou na metade do século XIX. O principal ponto a ser discutido, será justamente a crise que emergia nos limites do país cubano, e que se passava muito antes de surgir um pensamento sobre a hipótese de uma futura revolução, o tópico inicial será dado a partir da Guerra Hispano-Americana, onde consequentemente trouxe consigo, reflexos em Cuba, resultando na intervenção norte-americana para sua Guerra de Independência. Tomarei portanto esse evento como o primeiro aspecto decisivo na ordem cronológica, e o estopim pra que logo mais viessem outros eventos que contribuíssem para uma grande Revolução.
Palavras-chave: Cuba, Guerra Hispano-Americana, Revolução Cubana.

1. Introdução

A República Socialista de Cuba é um país, situado numa ilha principal cujo território é localizado no mar do Caribe, tem como capital Havana, sendo a maior cidade do país.
Em 1492 no descobrimento de suas terras, Cristóvão Colombo nomeou a ilha como sendo território exclusivamente do poder Espanhol. Antes disso, era habitada somente por indígenas que ali viviam.
Durante o domínio colonial os territórios de Cuba ficaram a serviço da Espanha por aproximadamente 400 anos. Os colonizadores exploravam, principalmente, suas terras para a plantação de cana-de-açúcar e tabaco, beneficiando-se através da mão de obra escrava.
Cuba foi o último país na América Latina a declarar independência, e assim libertando-se do domínio espanhol.
Em 1823 quando todos os demais

Relacionados