T. i. responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

OBJETIVO
Relatar as ações da empresa EMIVE evidenciadas através de visita técnica, buscando entender o processo de adoção do programa de Responsabilidade Social proposto e como é desenvolvido.

JUSTIFICATIVA
Hoje em dia as empresas têm de enfrentar vários desafios para permanecer no mercado e tem sido pressionada por todos as partes envolvidas no seu negócio para adoção de umapostura mais responsável socialmente falando.

Do ponto de vista de competitividade e marketing, o capital humano tem sido valorizado fazendo com que as empresas se dediquem a investir recursos e esforços no sentido de atender cada vez mais as necessidades desse ativo intangível.

O trabalho interdisciplinar possibilita demonstrar o envolvimento dos conteúdos estudados em cada disciplina pornós e ação desenvolvida pela empresa. A elaboração do relatório de visita técnica sobre o tema RS empresarial é de fundamental importância para nosso desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional.

1. REFERENCIAL TEÓRICO

As transformações sócio-econômicas dos últimos vinte anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas quase que exclusivamente aotimização do lucro financeiro. Estas mudanças têm colocado a sociedade em um desequilíbrio sensível. Em função da capacidade da necessidade de junção dos capitais financeiros e humanos, as empresas têm uma inerente responsabilidade social.

Segundo o Livro Verde de Comissão Européia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir parauma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Tendo essa visão, as administrações das empresas não devem ser voltadas somente para o cumprimento dos interesses da diretoria, mas também para os interesses de seus colaboradores, clientes e a sociedade em geral.

Capra (1982, p.14), mostra que a visão atual de mundo e seus sistemas de valores estão na base de nossa cultura, sendoformulados nos séculos XVI e XVIII. O paradigma atual, embora com uma proposição inicial de melhorar as condições do ser humano, não conseguiu resolver o problema do homem no planeta e pode-se dizer que esta é uma situação de desequilíbrio significativo.

As empresas tornam-se componentes fundamentais para retificar e implantar mudanças satisfatórias na sociedade e auxiliar no alinhamento dasdistorções que o Estado não conseguiu sozinho realizar e que possivelmente nunca realizaria se outros personagens, dentre eles a própria sociedade civil, não buscassem um mundo econômico, social e ambientalmente sustentável.

Infelizmente, muitas empresas ainda confundem o conceito com filantropia, não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e,conseqüentemente, maior lucratividade.

Por isso, é fundamental que exista uma consciência global que envolva todos em um processo que tenha como finalidade a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, o acesso aos direitos humanos e a constituição de uma sociedade economicamente bem-sucedida e socialmente justa e igualitária.

2. DEMONSTRAÇÃO E DISCURSÃO DE RESULTADOS

Fundada em julhode 1997, a EMIVE (empresa especializada em segurança eletrônica) é pioneira e líder no mercado em prestação de serviço e monitoramento de patrimônio vinte e quatro horas. Sua missão é proporcionar tranqüilidade e qualidade de vida aos seus clientes e colaboradores, através de investimentos pesados em tecnologia e formação de profissionais, visando cada vez mais a sua excelência em seus serviços. Orespeito, a transparência, o comprometimento e a responsabilidade social, são os valores que a EMIVE trás.

Tendo com lema “atender bem o cliente e cada vez melhor”, a empresa esta em constante aprimoramento de seus serviços e agilidade; por isso é fundamental saber a opinião e satisfação de seus clientes, satisfação essa comprovada na ultima pesquisa que apontou noventa e oito por...
tracking img