T. i- homem organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem Organizacional

Segundo Chiavenato (pág.292) “Homem Organizacional” e o homem que desempenha diferentes papeís em várias organizações.
Para compreendermos melhor o conceito de homem organizacional temos que levar em conta outro as teorias que ajudaram a formula este conceito de homem organizacional um deles foi a teoria do homo econumicus em que toda teoria e focada principalmente nochão das fabricas. A teoria foi toda elaborada pensando em como aumentar o lucro das empresas sem aumentar os gastos com operários, teoria do homo econumicus via os operários como negligente e ociosos e que não gostavam de trabalhar em tão, pensando como poderiam aumentar a produção elaboraram o sistema de comissão por metas batidas onde os operários eram levados a trabalhar como verdadeiras extensõesdas maquinas levando assim ao esgotamento físico.
Outra teoria foi das relações humanas ou (informal) ela foi uma das primeiras a estudar as relações dos grupos e como podem influenciar dentro das organizações e a começar a entender as organizações como sistema aberto e perceber que não era apenas a questão financeira que motivava os trabalhadores, mas questões como a auto-estima, autorealização a satisfação em estar na empresa.
A teoria da burocracia vem para normalizar como para uma possibilidade em todos os atos como garantir que ajam regras pré-estabelecidas.
A teoria estruturalista fez em tão uma síntese das teorias mencionada e elaborou o conceito de homem organizacional onde um homem que convive em grupo tem necessidades alem da questão financeira convive em várias organizaçõesaumenta ao mesmo tempo.

Características do Homem Organizacional

O homem organizacional tem algumas características bem distintas de todas outras teorias já formuladas ele aceita os conflitos e ate certo ponto estimula os conflitos nas empresas diferente das teorias clássica (homos econumicus) que não aceitava conflitos os operários eram obrigados a concordarem com tudo.
Também vive de formacoletiva como uma das características e a personalidade como afirma Chiavenato (pág. 292) flexibilidade, tolerância às frustrações, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo de realização.
Essas características são usadas, mas em maior grau que outras, mas todas são fundamentais para a formação da personalidade do homem organizacional.

Conflito nas organizações

De acordo comOliveira (Oliveira, 2008, Pág. 262):
“O Conflito é toda e qualquer espécie de oposição ou interação antagônica entre duas ou mais pessoas ou partes”.
Ou seja, os conflitos são elementos geradores da mudança e do desenvolvimento da organização.
Para Blau e Scott (Organizações Formais), existem dois tipos de conflitos no desenvolvimento das organizações:
O 1º é entre a organização formal e aorganização informal;
E o 2º é entre o relacionamento entre clientes e a organização.

Segundo Fernando Motta (1998, p.31), os conflitos, embora nem todos desejáveis – são elementos geradores das mudanças e do desenvolvimento da organização.

O conflito pode ser definido como um choque de interesses opostos entre indivíduos / grupos que se posicionam contrários sobre um determinado fato, opiniãoou situação. As razões que geram conflitos são por vezes emocionais, são estas razões que fazem com que as pessoas se desentendam no trabalho.
O conflito/desentendimento no trabalho normalmente é provocado quando: os interesses pessoais de um indivíduo são impedidos por atitudes de outro, quando se tem uma reação emocional ruim diante de um fato que atinge o outro, quando as ações e percepções deum individuam interferem na satisfação de outro individuo, entre outros.
O que se percebe é que as pessoas criam naturalmente expectativas com relação á satisfação de suas necessidades e interesses e quando percebe que outros indivíduos agem, reagem ou pensam diferente do que se espera, gera-se uma situação desagradável e surge um conflito.

Dilemas nas organizações

De acordo com...
tracking img