T.c.m temperaturas extremas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HOMEOSTASE

Por definição, podemos dizer que o termo Homeostase é a tendência que todos os corpos têm, dentro de certos limites, de manter o meio interno constante, (homeo.=similar,stasis=condição). Desse modo, a homeostase é a capacidade que o corpo possui de manter relativamente constante seu meio interno, ou seja, uma condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limitesfisiológicos.
A maioria das células são protegidas do mundo externo pelo fluido extracelular, aquele que circunda as células externamente, e existe também o fluido intracelular que é formado peloconjunto dos fluidos contidos no interior de todas as células. O fluido extracelular protege as células das mudanças freqüentemente bruscas que ocorrem fora do corpo, essas mudanças se refletem nacomposição do fluido extracelular, que por sua vez pode afetar as células

Poderíamos chamar o processo homeostático de processo de auto-regulação, processo pelo qual o organismo interage com seu meio.Os seres
vivos são capazes de lutar contra esses acontecimentos adaptando-se de modo a conservar o seu equilíbrio interno apesar das variações exteriores.
Através da homeostase fatores como amanutenção da temperatura, osmolaridade do sangue, ph, balanço hídrico, e outros mecanismos são a todo instante equilibrados no organismo.
Por exemplo, a temperatura normal do corpo humano, é por voltade 36º graus, para mantê-la, alguns mecanismos são utilizados. O sangue é importante condutor de calor, sendo assim, quando o corpo tende a esquentar, promove-se uma dilatação dos vasos periféricosfacilitando a irradiação desse calor através da superfície do corpo. Na pele, existem milhares de glândulas sudoríparas elas eliminam suor quando o corpo esquenta, a liberação da água favorece adiminuição da temperatura e assim o corpo tende a voltar ao seu estado normal de 36º graus. Essa estabilidade das funções de um organismo é garantida pela homeostase.
Por outro lado, a incapacidade na...
tracking img