t. todorov a conquista do da america e o ritual do corpo dos sonacirema

1481 palavras 6 páginas
A conquista da América : A questão do outro



A descoberta da América
Todorov descreve Cristovão Colombo como corajoso , pois ao contrário de ou-

tros navegadores da época ele não tinha certeza de seu destino, mesmo com toda sua segurança ele não podia ter certeza que ao fim do oceano não havia um abismo, e ele cairia no vazio, não podia afirmar que a viagem para o oeste não significaria um longa descida, impossivel de percorrer o caminho de volta , em resumo não poderia afirmar seu retorno como possivel .
Infere-se do texto que o objetivo primordial de Colombo não foi a busca por riquezas, mas não necessariamente a excluia, mas sim a busca por recursos nas " Índias " para financiar uma cruzada para retomar a cidade de Jeruzalém , no que ele entendi por devolver a cidade santa à santa igreja .
Em um dos relatos Colombo revela também a intenção de conhecer o Grande
Can, imperador da China, quem Marco Polo retrata como sendo um homem que a tempos pediu aos sábios para instrui-lo no cristianismo, e Colombo pretende realizar esse desejo, pois a expansão do cristianismo é mais importante que o ouro para ele , como cita no trecho " espero em Nosso Senhor propagar teu santo nome e seu Evangelho no universo" .
Colombo também aparece retratado como um homem cuja a religiosidade era arcaica para a época . As idéias das cruzadas tinham sido abandonadas ainda na idade média , mas também se assemelha ao homem atual pois tinha um desejo incessante pela descoberta . São citados diversos relatos de em que ele afirma o desejo de adentrar no território e explorar mais, conhecer novas terras, novas ilhas e encontrar mais riquezas .

Em suma, Colombo era um idealista , um visionário , mesmo com toda a limitação estratégica ele decidiu seguir com sua jornada em busca das Índias . Sua fé tornouse essencial, pois o objetivo de apresentar o cristianismo ao Grande Can, e juntar riquezas para finaciar uma nova cruzada foram os principais motivadores dessa campanha

Relacionados