T Rax Do Equino

355 palavras 2 páginas
TÓRAX DO EQUINO
PAREDE TORÁCICA
Parte cranial (costelas esternais) é estreita e comprida, mostrando pouco movimento. a parte caudal é mais larga e com mais movimento. O espaço intercostal é longo do mesmo jeito do cão e do gato. A primeira costela é imóvel.
Em conformidade com o comprimento do tórax, o diafragma é mais obliquo do que em outras espécies. Possui a mesma forma geral.
CAVIDADE PLEURAL
Segue o padrão usual no qual o interior torácico é dividido em duas cavidades por um septo intermediário, o mediastino. O tecido conjuntido subpleural é pobremente desenvolvido. O mediastino é enfraquecido.
PULMÕES
Alongados e rasos. Direito e esquerdo são mais iguais em tamanho do que em outras espécies. Não existem evidencias de lobação, além da presença do lobo acessório na base do pulmão direito. Os dois pulmões são extensivamente unidos por tecido conjuntivo até a bifurcação da traqueia.
A auscultação também é realizada por um triangulo. Mais ou menos na sexta costela. Remoção do fluido pleural é mais segura quando realizada na parte ventral do sétimo espaço intercostal.
O brônquio principal, a artéria pulmonar e a veia pulmonar nao sem combinam para formar a raiz do pulmão antes de entrar no hilo. O bronquio principal se separa dentro dos pulmoes em uma pequena divisao cranial que segue em direcao ao lobo cranial.
MEDIASTINO
CORAÇÃO
Se situa na parte ventral do mediastino médio. Maior parte se localiza do lado esquerdo. Existe grande variação no tamanho do coração de acordo com a raça de cavalo. O PSI é maior. Segundo ao sexto espaço intercostais, o ápice diretamente caudal ao nivel da ponta do cotovelo.
EFÔFAGO, TRAQUEIA E TIMO
O esôfago retoma o posicionamento dorsal á traqueia, ao lado esquerdo do tórax. A traqueia se torna mediana logo após a entrada do tórax. O timo é proeminente nos primeiros anos de vida, regridindo com o avançar da idade. No potro, o timo preenche a parte ventral do mediastino até o coração. No seu apogeu, o timo faz contato com boa

Relacionados

  • fiosioterapia
    21396 palavras | 86 páginas
  • Particularidade da embriologia do sistema nervoso periferico
    17742 palavras | 71 páginas
  • 5ª aproximação
    96204 palavras | 385 páginas