T mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia Mecânica – I

1 Ciclo de Mecânica

o

ETE “Cel. Fernando Febeliano da Costa”

TECNOLOGIA MECÂNICA - I
1o Ciclo de Técnico Mecânica

Apostila baseada nas anotações de Professores e do TC – 2000 Técnico – Distribuição gratuita aos Alunos

1

Tecnologia Mecânica – I

1 Ciclo de Mecânica

o

PRODUTOS SIDERÚRGICOS
A carga num alto-forno é feita na parte superior econsta do seguinte: minério de ferro a reduzir (hematita), coque ou carvão de lenha (para fornecer o calor e o CO necessários à redução), e fundente (calcário) para fluidificar as impurezas e formar uma escória mais fusível. Na parte inferior, logo acima do cadinho é injetado ar quente para alimentar a combustão do carvão. Das reações que se dão resultam os seguintes produtos: 1. gusa que gotejadentro do cadinho 2. a escória que flutua sobre a gusa 3. gases A gusa é recolhida para ulteriores transformações (obtenção de ferro fundido e aço). A escória é aproveitada para o fabrico de tijolos refratários, cimento, lã mineral e lastro de pavimentação. Os gases saem pela parte superior e são recolhidos para sua utilização como combustível.

FERRO FUNDIDO
A gusa retirada do alto-forno pode sersolidificada em blocos. Refundido num forno cubilô, junto com sucatas de ferro fundido e aço dá origem ao ferro fundido. É um ferro de segunda fusão. É utilizado para a fabricação de peças fundidas. A temperatura de fusão é em torno de 1200° C.

FORNO CUBILÔ⇒

AÇO
O aço é um produto resultante: 1.) Do refino da gusa bruta no conversor Bessemer ou Thomas (figura abaixo) a ar ou a oxigênio; Noconversor o oxigênio ou o ar é insuflado entre a massa líquida deixando-a gorgulhar. Esses conversores são usados para refino da gusa rica em silício (Si) e pobre em fósforo (P), também serve para o refino do Chumbo (Pb), Cobre (Cu) e Níquel (Ni).

2

Tecnologia Mecânica – I
2.) Do refino da gusa bruta com sucatas de aço ou de ferro fundido em fornos como o Siemens-Martin e elétrico; FORNOSIEMENS MARTIN

1 Ciclo de Mecânica

o

FERRO FUNDIDO
É uma liga de ferro-carbono que contém 2 a 6,7 % de carbono (industrialmente de 2,5 a 5 % C). FORNO ELÉTRICO As impurezas do minério de ferro e do carvão, deixam no ferro fundido, pequenas porcentagens de silício, manganês, enxofre e fósforo. Os dois primeiros melhoram as qualidades do ferro fundido, o mesmo não acontecendo com os outrosdois. O silício favorece a formação do ferro fundido cinzento e o manganês, o ferro fundido branco. Características do ferro fundido cinzento: 1. o carbono se apresenta quase todo em estado livre, sob a forma de palhetas pretas de grafita; 2. quando quebrado, a parte fraturada é escura devido à grafita; 3. apresenta elevadas porcentagens de carbono, 3,5 a 5 % e silício 2,5 %; 4. muito resistente àcompressão. Não resiste bem à tração; 5. fácil de ser trabalhado pelas ferramentas manuais e de ser usinado nas máquinas; 6. funde-se a 1200° C, apresentando-se muito líquido, condição que é a melhor para a boa modelagem de peças. Características do ferro fundido branco: 1. 2. 3. 4. 3.) Da refusão de sucata de aço em qualquer forno, menos do tipo conversor. A temperatura de fusão do aço é emtorno de 1350 à 1400° C. quando quebrado, a parte fraturada é brilhante e branca; tem baixo teor de carbono, 2,5 a 3 % e silício 1 %; muito duro, quebradiço e difícil de ser usinado; funde-se a 1160 ° C mas são é bom para a modelagem porque permanece pouco tempo em estado líquido

AÇO AO CARBONO
É uma liga de ferro-carbono que contém 0 a 2 % de carbono (industrialmente de 0,05 a 1,7 %). Apresentatambém pequenas porcentagens de manganês, silício, fósforo e enxofre. Depois do ferro o carbono é o elemento mais importante. É o elemento determinativo do aço: a quantidade de carbono define o tipo de aço em doce ou duro. O aumento do carbono resulta no aumento da dureza e da resistência à tração e diminuição da resistência e da maleabilidade.

No aço doce, o manganês, em pequena porcentagem...
tracking img