t.cognitiva

2801 palavras 12 páginas
TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL COM CRIANÇAS
(Cognitive Behavioral Therapy in Children)
Author - Ari Pedro Balieiro Junior, aripedro@francanet.com.br
Psicólogo e psicoterapeuta (PUCCamp)
Mestre em Lingüística (Unicamp)
Nível de dificuldade: Médio Alto

A utilização da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com crianças vem crescendo, a despeito dos inúmeros mitos que ainda sobrevivem, sobretudo no Brasil, a respeito desta abordagem.
Muitos terapeutas ainda acreditam no mito de que a TCC seria uma abordagem limitada, formada por um conjunto de técnicas estereotipadas, rígidas e pré-definidas, a serem aplicadas mecanicamente, sem levar em conta as características individuais de cada cliente, como seu nível de desenvolvimento e seu contexto ambiental. Outro mito diz que a TCC seria impossível de utilizar com crianças, porque exigiria habilidades de raciocínio lógico fora do alcance da capacidade do estágio de desenvolvimento das crianças.
Nenhum destes mitos, no entanto, resiste a uma análise simples, seja da estrutura da TCC, seja das condições características da psicoterapia com crianças.
A ESTRUTURA DA TCC
Tendo sido desenvolvida a partir dos princípios da aprendizagem e da ciência cognitiva, descobertos através de experimentos e formulações teóricas rigorosas, a TCC propõe que os problemas emocionais e comportamentais surgem como conseqüência de “um modo distorcido ou disfuncional de perceber os acontecimentos, influenciando o afeto e o comportamento” (Falcone, 2001: 50).
Para ajudar seu cliente com a TCC, o terapeuta busca entender como interagem, na vida daquele cliente em particular, três fatores: o comportamento (o que a pessoa faz e como ela o faz), as cognições (o que a pessoa pensa e sente, e como ela pensa e sente), e as condições ambientais (como se estrutura e organiza o ambiente no qual a pessoa vive).
À medida que compreende como estes três fatores interagem, o terapeuta elabora um plano de intervenção para modificar ou

Relacionados