T cnicas e pr ticas de fideliza o

618 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Atrair e manter clientes não é uma tarefa fácil, já que os consumidores se tornaram mais exigentes, não aceitando apenas o preço baixo do produto ou serviço, estão na busca permanente de qualidade, de variedade e principalmente do bom atendimento, estão avaliando as organizações para comprar na que mais lhe proporciona benefícios. Devido a este “mal” atendimento prestado, muitas empresas acabam perdendo vendas e consumidores fiéis da loja.
O atual cenário de competitividade que as empresas vêm enfrentando revela novas preocupações gerenciais, dentre as quais a fidelização de seus clientes é uma constante, já que os concorrentes agem com muita agressividade na tentativa de ganhar seus parceiros. A concorrência aproxima os clientes da empresa com diversas ofertas muitas vezes tentadoras, e a empresa deve usar sempre muita criatividade e o jogo de cintura para manter seu quadro de parceiros.
Nesse contexto Kotler (2000), também observa que os clientes atuais são mais difíceis de agradar do que eram durante quase todo século XX, pois hoje são mais exigentes, mais questionadores, mais conscientes em relação a preço e qualidade do produto, perdoam menos erros por parte dos fornecedores e são abordados por um numero cada vez maior de empresas concorrentes com ofertas iguais ou melhores. O desafio não é mais deixar o cliente apenas satisfeito, e sim conquistá-los e torná-los fiéis.
Prestar atenção no cliente, no que realmente ele quer é de extrema importância para prestar um serviço de qualidade e deixar o cliente satisfeito, existem algumas técnicas que podem ser praticadas e utilizadas visando à fidelidade do cliente a organização, entre elas, saber ouvir o cliente, atender com simpatia, entender o que o cliente quer, deixa-lo sentir-se único e especial, utilizar sistemas que ajudem a organização a organizar estes pontos, dispor de canais de serviço para que o cliente sinta-se seguro caso precise entrar em contato ou expor sua opinião, realizar contatos de

Relacionados

  • CONTABILIDADE
    4675 palavras | 19 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas