T cnica empregada pela Funed refer ncia na identifica o de microrganismos

1307 palavras 6 páginas
Micobactérias
Técnica empregada pela Funed é referência na identificação de microrganismos
As bactérias são organismos unicelulares que, apesar de microscópicos, possuem capacidade de se multiplicar com rapidez e, quando patogênicas, podem causar doenças graves em animais e plantas. São os seres mais antigos e também os mais abundantes do planeta. Desde o século XIX, quando o médico alemão Robert Koch descobriu que alguns desses microrganismos específicos eram a causa de enfermidades como tuberculose e cólera, eles vêm sendo continuamente estudados pela ciência. Mas, nos últimos anos, um gênero de bactérias tem despertado especial interesse e preocupação nos profissionais e autoridades da área de saúde no Brasil: as micobactérias, que além de estarem relacionadas a doenças como tuberculose e hanseníase, são agentes causadores de infecções pós-cirúrgicas.

Recentemente, a incidência de casos de infecções por bactérias do gênero Mycobacterium em procedimentos operatórios, que desde 2003 aumentou substancialmente no país, colocou em evidência a importância dos estudos e do desenvolvimento de metodologias de identificação desses mircrorganismos. Em Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio do Serviço de Doenças Bacterianas e Fúngicas (SDBF), implantou, em janeiro de 2008, uma nova metodologia, baseada em biologia molecular, que adiciona informação à identificação dessas bactérias.

A técnica de biologia molecular, denominada PRA, reduz o tempo de realização e amplia a identificação de espécies e subespécies, dado importante para a adoção de terapêutica adequada, já que as bactérias apresentam diferentes padrões de sensibilidade às drogas. “A resistência a agentes químicos pode variar também até entre subespécies, o que justifica a relevância de se ampliar o horizonte dessa identificação”, explica a chefe do SDBF, a bióloga Marluce Assunção Oliveira.

Os métodos convencionais, chamados de identificação bioquímica pela análise fenotípica dos

Relacionados