S substituicao demosntracao de origem eaplicação de recursos pelo demonstração do fluxo de caixa

5450 palavras 22 páginas
SUBSTITUIÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DE ORIGENS E APLICAÇÃO DE RECURSOS PELA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

RESUMO

A adequação das normas brasileira de contabilidade as normas internacionais contábeis levaram a alterações na lei das sociedades por ações, principalmente com a lei nº. 11.638/07 onde devem apresentar seus demonstrativos financeiros ocasionando a substituição da obrigatoriedade da publicação da Demonstração de Origem de Recursos (DOAR), pela Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). Este estudo tem por objetivo demonstrar a importância da DFC nas demonstrações contábeis das empresas instituindo sua obrigatoriedade em substituição a DOAR, bem como, os benefícios que ela traz. Adotou-se a metodologia do tipo literária com enfoque em informações bibliográficas restrita a livros e artigos científicos já publicados. Nos primeiros capítulos aborda a importância da DFC em substituição a DOAR, e as vantagens e desvantagens que ela possui, bem como a sua importância para a tomada de decisão empresarial e conclui que, a DFC traz benefícios a curto e longo prazo para administração, pois dá transparência as demonstrações contábeis e financeira.

PALAVRA CHAVE: Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), Vantagens e Desvantagens, Tomada de decisão.

1 - INTRODUÇÃO

Este artigo menciona a importância da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) em substituição a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), igualando a contabilidade brasileira ao padrão internacional americano, a lei das sociedades por ações 6.404/76 mais especificamente a lei 11.638/07 sancionada em 28 de dezembro de 2007, na qual consta a substituição da DOAR pela DFC determinando importantes modificações nas obrigatoriedades das sociedades por ações abertas a publicarem sua demonstrações financeiras, cujo ativo auferirem o equivalente a 240 milhões.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa é um instrumento de programação financeira que

Relacionados