S perspectivas de desigualdade social e diminuição da pobreza atual no brasil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As perspectivas de desigualdade social e diminuição da pobreza atual no Brasil.



A contemporaneidade brasileira vem sendo constituída por programas e projetos que objetivam diminuir oselevados níveis de miséria e pobreza existentes, onde um indivíduo não consegue manter padrões mínimos de vida., sendo dever do Estado protegê-los, assegurando condições necessárias para essaefetivação.Como solução, o governo vem trabalhando efetivamente com programas de Transferência de Renda na tentativa de assegurar o acesso dessa população a um padrão de mínimos sociais entendendo esses programascomo uma política de distribuição de cunho emergencial, sem que desencoraje o acesso ao mercado de trabalho.

Nesta perspectiva, os programas adotados no combate a pobreza, atuam focalizados naperspectiva de erradicar a miséria. Essa medida de “proteção”, atrelada a proposta neoliberal, não é de combate ao grau de desigualdade da distribuição de renda existente entre o Brasil, mas sim detransferência monetária para famílias, apresentando como condicionalidade principal para o acesso, sua situação de miserabilidade, baseada na renda per capta familiar. Além disso, apresentam ainda outroscritérios de elegibilidade como atendimento a saúde, preparação para o mercado de trabalho e educação de crianças e jovens, realizando assim uma articulação com outras políticas públicas.
Essafocalização nas políticas sociais, muita das vezes, não tem capacidade para o atendimento do público-alvo esperado. Nessa lógica, criam-se mecanismos de elegibilidade em que se articula a transferênciamonetária como complementação de renda dessas famílias. Tendo como referencia principal a linha da pobreza, cujo corte é de ¼ de salários mínimos por pessoa da família. Assim, esses programas, como é ocasado do Programa Bolsa Família vem atuando de forma focalizada para um segmento da população na perspectiva de sair da situação de carência, ao invés de atuar como política universal de acesso...
tracking img