S NTESE FILME OLGA

347 palavras 2 páginas
SÍNTESE

Olga é um filme que mostra a vida da militante comunista Olga Benário Prestes, da infância burguesa na Alemanha á morte numa das câmaras de gás de Hitler, passando por seu treinamento militar na união Soviética, seu período no Brasil ao lado do marido Luís Carlos Prestes e o nascimento de sua filha, Anita Leocádia, em uma prisão. Revolucionária, do maior nome do comunismo no Brasil, viveu no período entre guerras e sofreu pela sua condição de judia. Filha de uma família de classe média Alemã, rompeu com a mesma para se dedicar á causa socialista, que lutava para mudar as ditaduras militares em que aprisionavam teu povo com miséria e a violência.
O filme aborda questões históricas e sociais, que retrata importantes momentos da história do Brasil e do mundo a partir do ponto de vista da vida pessoal da militante comunista Olga, mostra também uma temática da revolução vivida nos anos 20 e 30 no Brasil e no mundo, Universo de Olga e Prestes e do Nazismo e da presença dos campos de concentração.
As cenas do filme são fortes e ao mesmo tempo emocionantes. É um filme que prende atenção embora o início seja um pouco monótono, na minha opinião. O mesmo passa também a mensagem para que tiremos do exemplo da vida de Olga, uma lição de perseverança, garra e luta pela defesa de um ideal, ou seja uma personagem que demonstrava confiança no futuro e que lutou incondicionalmente para alguma mudança. Mesmo sem sucesso, fica o exemplo de uma época em que as pessoas ainda acreditavam que eram capazes de mudar o mundo. E de uma pessoa que não se calou como muitas outras, diante dos abusos cometidos.
Frase a qual achei interessante dita por Olga antes de morrer.
“(...) Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo- te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue.”

Relacionados