S NTESE DOS ENSINAMENTOS DE ECKHART TOLLE

810 palavras 4 páginas
SÍNTESE DOS ENSINAMENTOS DE ECKHART TOLLE
O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA

O DESPERTAR ESPIRITUAL

Os símbolos da jóia da flor de lótus no Budismo e da pomba, no Cristianismo, referem-se a uma mudança fundamental, uma transformação radical de nossa consciência pessoal e planetária que está destinada a acontecer com toda a nossa espécie. É a chamada “iluminação” no Budismo ou salvação, no Cristianismo, é a separação entre o pensamento e a consciência, o fim do sofrimento, a libertação, o despertar espiritual.

OS MESTRES PRECURSORES

Buda, Jesus, Lao-Tse e outros raros mestres precursores vivenciaram essa transformação da consciência que está na essência de todas as religiões. Como em sua época um florescimento mais disseminado ainda não era possível, suas mensagens foram muito incompreendidas e distorcidas até mesmo nos registros escritos por seus próprios discípulos. Por isso a transformação do comportamento humano, a não ser para um pequeno número, não aconteceu. Por esse motivo as religiões se firmaram como divisoras em vez de unificadoras e, assim, suscitaram insanidade, mais ódio e separação entre indivíduos. Os ensinamentos originais desse modo desvirtuados tornaram-se ideologias com as quais as pessoas podiam se identificar ressaltando sua falsa percepção do eu. Por meio dessas crenças se identificaram como “certos” e chamaram os outros de “errados”. Assim, o Eterno, o Infinito, o Inominável foi reduzido a um ídolo mental: o “meu Deus” ou o “nosso Deus”.

ESCOLAS ESPIRITUAIS

Essa verdade, embora essencialmente não conceitual, foi descrita por esses mestres usando a estrutura conceitual de suas próprias crenças religiosas. Desse modo, Escolas e Movimentos se desenvolveram dentro de todas as principais religiões, - o Gnosticismo (arcaico) no Cristianismo, a Cabala no Judaísmo, o Advaita Vedanta no Hinduísmo e o Zen e o Dzogchen no Budismo – preservando e transmitindo assim o poder transformador de seus preceitos originais.

O ESTADO DE

Relacionados