S ntese do f rum sobre Michael Foucault

559 palavras 3 páginas
Síntese do fórum sobre Michael Foucault
Michel Foucault e a Educação

Poucos pensadores da segunda metade do século 20 alcançaram repercussão tão rápida e ampla quanto o francês Michel Foucault (1926-1984). Por ter proposto abordagens inovadoras para entender as instituições e os sistemas de pensamento, a obra de Foucault tornou-se referência em uma grande abrangência de campos do conhecimento. Em seus estudos de investigação histórica, o filósofo tratou diretamente das escolas e das ideias pedagógicas na Idade Moderna. Além disso, vem inspirando uma grande variedade de pesquisas sobre educação em diversos países. "Foi Foucault quem pela primeira vez mostrou que, antes de reproduzir, a escola moderna produziu, e continua produzindo, um determinado tipo de sociedade", diz Alfredo Veiga-Neto.
O pensamento focaultiano vem nos trazer reflexões sobre as relações de poder na sociedade e as instituições sociais como agentes da dominação, escolas, hospitais, prisões segundo Foucault tem em comum a forma de administração que serve para moldar o sujeito conforme as forças dominantes criando corpos dóceis, obedientes que facilitam a tarefa de vigiar, punir quem não se encaixa e manter uma normalidade. Para Foucault a arquitetura da escola (inspirada no panoptismo) internaliza esse poder, dentro da episteme atual esse conceito é bem aceito, pois, faz parte da nossa cultura e está presente no nosso dia a dia (onde tem câmeras por toda parte). Para Foucault, as instituições de proteção e controle do cidadão são: família, hospitais, prisões e escolas.
As relações de poder na escola
Podemos afirmar que Foucault rompe com as concepções clássicas de poder. Ele entende que o poder é relacional, a ação de uns sobre os outros que se dá nas relações. Assim, o poder é móvel e pulverizado sobre as diversas relações, pode ser positivo quando é necessário e contém uma função social. Foucault estuda os mecanismos da disciplina como poder exercido sobre os corpos, corpo que se manipula, se

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas