S Ntese Condorcet

525 palavras 3 páginas
Jolcilayne Cristina Sampaio

Educação Contemporânea

Campo Grande
2015

Síntese Condorcet
A primeira memória

Condorcet na primeira memória abrange a utilidade da instrução publica ao cidadão e conseqüentemente ao desenvolvimento da sociedade, o porquê e, como implantá-la, trazendo a idéia de que sem a instrução a desigualdade impera, pois o homem, jamais buscaria seus direitos por nem saber quais os são, e que um homem não pode ser dependente de outro por causa de sua ignorância. Mas, o ensino básico como: ler, escrever e contar traria ao homem comum a sua independência para o seu dia-a-dia. A instrução publica proporcionaria igualdade de oportunidades em que talentos podem se desenvolver intelectualmente independente da condição financeira do individuo, e esse se tornaria patrimônio comum da sociedade e assim aquele ao qual a natureza não o fez capaz de aprender e que realmente dependa do homem mais instruído, o possa recorrer sempre. E finalmente ele também defendeu o direito de instrução as mulheres, reconhecendo que assim, elas poderiam ajudar as crianças na educação, ajudar o marido e principalmente diminuir a desigualdade entre os sexos.

Quanto mais os homens forem dispostos, pela educação, a raciocinar com justeza, a aprender as verdades que lhe são apresentadas, a rejeitar os erros dos quais se quer fazê-los vitimas, mais também uma nação, que veria dessa forma as luzes se ampliarem cada vez mais e difundirem-se num maior numero de indivíduos, deve esperar obter e conservar as boas leis, uma sábia administração e uma constituição verdadeiramente livre.
Portanto, é ainda dever da sociedade oferecer a todos os meios de adquirir os conhecimentos que todos possam obter com a força de sua inteligência e com o tempo que pudera empregar para se instruir. (CONDORCET, as cinco memórias, p.21)

Condorcet também defende a utilidade da educação no progresso das profissões, das quais cada uma exige conhecimentos particulares,

Relacionados

  • A hueragem dos brs
    59527 palavras | 239 páginas
  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas