S ndrome do Encarceramento

1240 palavras 5 páginas
Síndrome do Encarceramento: O que é essa rara síndrome neurológica?
A Síndrome do Encarceramento também é conhecida como locked-in (LIS) e síndrome pontina ventral.É um transtorno neurológico raro, em que ocorre uma paralisia completa dos músculos de todo o corpo, a exceção de músculos que controlam alguns movimentos verticais dos olhos e elevação da pálpebra. Isso ocorre porque as fibras eferentes provenientes do córtex cerebral não são capazes de alcançar o seu destino, pois são interrompidas na altura da ponte, levando a sintomas como tetraplegia e anartria, com preservação da consciência e sensibilidade. Essa síndrome é caracterizada por uma incapacidade do paciente se comunicar, embora esteja consciente e consiga pensar e raciocinar.
Normalmente, a síndrome do encarceramento é causada por lesões na parte ventral da ponte, que podem ocorrer por traumatismos, isquemia, hemorragias, tumores, desmielinização, infecções e também problemas circulatórios, como tromboses. Seus aspectos fisiológicos estão relacionados a lesões de estruturas localizadas na região ventral da ponte, entretanto o termo síndrome pontino ventral não é totalmente correto, pois patologias que destroem extensamente o trato cortico-espinal ou cortico-bulbar, nos pedúnculos cerebrais, podem levar ao estado neurológico da Síndrome do Encarceramento. As lesões causadas podem atingir estruturas distintas do tronco encefálico resultando em uma sintomatologia parcialmente diferente dentro de um padrão característico da síndrome. Por isso ela pode ser classificada em:
Clássica, caracterizada por quadriplegia e anartria, com preservação da consciência e dos movimentos das pálpebras e verticais dos olhos. Incompleta, caracterizada por quadriplegia e anartria, com preservação da consciência e dos movimentos verticais dos olhos, assim como a clássica. Além disso, apresenta outros movimentos voluntários, além do movimento vertical dos olhos e do movimento de piscar.
Total, caracterizada por

Relacionados