S.martinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de São Martinho

São Martinho nasceu em 316 em Sabária, Panónia (actual Hungria), filho de pagãos. Só aos 18 anos recebeu o baptismo, na Gália. Viajou pelo oriente, onde iniciou a vidamonástica (monge) e experimentou a vida de eremita numa ilha das Costas Ligurianas. Fez-se discípulo de S. Hilário Bispo de Poitiers, bispo de grande renome, e fundou no deserto de Ligugé, a 2 léguasdo seu bispado, um mosteiro para onde se retirou com os seus discípulos. Foi lá que foi eleito Bispo de Tours e desenvolveu a sua vocação de Apóstolo na Evangelização aos pagãos que tinham resistido àcatequese cristã a coberto da superstição e ignorância do povo. Já bispo em Tours, Diocese que dirigiu durante 27 anos, fundou a Abadia de Marmoutier, que se tornaria centro de grande expansãomissionária e civilizadora. Era para ali que se retirava para orar e fugir do mundo. Vivia com 80 monges inspirado nas regras de vida Tebaida. Esgotado em suas forças e doente, rezava: Senhor, se ainda sounecessário ao teu povo não me importo de sofrer. Do contrário, venha a morte! Morreu em 397, com 81 anos, em Tours França.
S. Martinho é o primeiro santo, não mártir, é o primeiro confessor noOcidente. Na liturgia tem lugar semelhante ao dos Apóstolos por ter concluído a Evangelização nas Gálias.
Conta-se que certa vez, ainda como soldado e catecúmeno (não baptizado), vendo um pobre que tremiade frio e lhe pedia esmola, em Amieres, cortou, com a espada, a sua capa de militar e deu metade ao pobre, por amor de Cristo. Naquela mesma noite, em sonho, apareceu-lhe Jesus, que usava a metade dacapa doada ao pobre e lhe agradecia sorrindo. A capa de S. Martinho era levada para a frente dos exércitos em tempo de guerra e nela se pregavam os sermões em tempo de paz. Símbolo da protecção queS. Martinho dispensava à França, esta capa deu o nome ao oratório que a guardava e a todos os oratórios ou capelas. As suas festas têm nome e são-lhes chamadas festas do Verão de S. Martinho, tinham...
tracking img