Rio+20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ) RIO+20
Tese: A Rio+ 20 será mais uma oportunidade de refletir sobre o futuro que queremos para o mundo nos próximos vinte anos. Tem esse nome, pois será depois de vinteanos da ECO92, realizada na Amazônia.
O objetivo da Conferência é renovar um comprometimento político com o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento eas lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes. Nessaconferência, se reunirão líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos para determinar como é possível reduzir a pobreza, pomover a justiça sociale a proteção do meio ambiente em um planeta cada vez mais populoso.
Segundo Brice Lalonde, Coordenador Executivo da Conferência das Nações Unidas sobre DesenvolvimentoSustentável, esta é uma oportunidade histórica para desenvolver idéias que possam promover um futuro sustentável - um futuro com mais postos de trabalho, com fontes de energia limpa, commais segurança e com um padrão de vida decente para todos.

Antítese: Por outro lado, ainda há algumas questões que devem ser trabalhadas, pois representam uma ameaça para odesenvolvimento desta economia. Entre elas está a desigualdade social brasileira; políticas públicas sobre meio ambiente desarticuladas; consumismo desenfreado, em contraposiçaoao consumo consciente; baixa qualidade da educaçao brasileira e mercantilização do meio ambiente, com a exploração do conhecimento de comunidades tradicionais.

Síntese: ARio+20 é a oportunidade de modificar o paradigma financeiro tradicional e agir para acabar com a pobreza, lidar com a destruição do meio ambiente e construir uma ponte para o futuro.
tracking img