Rio+20

Páginas: 3 (587 palavras) Publicado: 10 de julho de 2012
Arte Egípcia

A arte egípcia pretendia ser útil: não se falava em peças ou em obras belas, mas sim em eficazes ou eficientes. O intercâmbio cultural e a novidade nunca foram considerados como algoimportante por si mesmo. Assim, as convenções e o estilo representativo da arte egípcia, estabelecidos desde o primeiro momento, continuaram praticamente imutáveis através dos tempos. Sua intençãofundamental, sem dúvida, não foi a de criar uma imagem real das coisas tal como apareciam, mas sim captar para a eternidade a essência do objeto, da pessoa ou do animal representado. A principalpreocupação da arte egípcia era a de garantir uma vida eterna confortável para seus faraós, que eram considerados deuses.

PINTURA - As pinturas e os hieróglifos nas paredes das tumbas eram uma forma deregistro da vida e atividades diárias do falecido, nos mínimos detalhes. Eram feitos em forma de painéis e divididos por linhas com hieróglifos. O tamanho da figura indica sua posição: faraósrepresentados como gigantes, e servos quase como pigmeus. O homem era pintado em vermelho, a mulher em ocre.
Algumas pinturas referiam-se à vida egípcia, como caçadas, pescas e o cultivo da terra, além demostrar os animais característicos da região, revelando grande poder de observação. Um dado interessante nas pinturas era a extrema importância dada ao colorido.



ESCULTURAS – eram consideradas amorada alternativa do ka (espírito), em caso do corpo mumificado se deteriorar e não poder hospedá-lo. Feitas para durar eternamente, o material usado era granito ou diorito. Sentadas ou em pé, com poucaspartes protuberantes, suas poses eram quase sempre frontais e braços perto do dorso.
A pedra calcária e a madeira eram os principais materiais com que as esculturas dessa época eram realizadas.Esculturas em relevo também eram muito comuns. A escultura em relevo servia a dois propósitos fundamentais: glorificar o faraó (feita nos muros dos templos) e preparar o espírito em seu caminho até a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rio+20
  • Rio + 20
  • Rio 20
  • Rio + 20
  • Rio+20
  • Rio+20
  • Rio+20
  • rio + 20

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!