Q.O. Obtenção da dibenzalacetona

877 palavras 4 páginas
QUÍMICA ORGÂNICA

OBTENÇÃO DA DIBENZALACETONA

1. Introdução

Neste relatório abordaremos o assunto sobre a obtenção da dibenzalacetona que é é um composto orgânico caracterizado por ser um sólido amarelo insolúvel em água porém solúvel em etanol. A dibenzalacetona é usada como componente em protetores solares e é usada como ligante na química de organometálicos. O composto pode ser preparado em laboratório por uma condensação aldólica.

A reação de condensação aldólica é uma das ferramentas para a síntese orgânica para a construção de ligações C – C . Esta ligação é formada através da reação entre uma substância carbonílica enolizável que age como nucleófilo e outra substância carbonílica que age como eletrófilo. Como resultado da reação, obtém – se um produto β‐hidróxi‐carbonilado que se denomina aldol. Esta reação é encontrada em dois tipos: a condensação aldólica simples (ocorre entre compostos reagentes iguais) e a condensação aldólica cruzada (diferentes aldeídos reagem entre si em meio básico diluído)

Esta prática foi realizada pela reação de condensação aldólica cruzada, também chamada de reação de Claisen-Schimidt por utilizar um grupo cetona na reação.

2. Objetivo

Preparação do composto dibenzalacetona pelo método de condensação aldólica cruzada.

3. Materiais

1 bécker de 250 mL

1 bécker de 50 mL

Agitador magnético/peixinho

1 piceta

1 proveta

1 papel de filtro

1 cumbuca de vidro

1 termômetro

1 vidro relógio

1 espátula metálica

1 bomba de vácuo

1 Kitassato de 1000 mL

1 funil de Buchner

4. Procedimento

 Em um bécker de 250 mL, provido de agitação magnética, colocam – se 5g de hidróxido de sódio dissolvido em 50 mL de água destilada;

 Após a dissolução, acrescentar ao Becker 40 mL de etanol;

 Colocar o Becker em um banho de gelo e deixar a mistura esfriar entre 20 – 25 °C, mantendo – se a agitação constante;

 Acrescentar aos poucos metade de uma solução de 5,3g (5,1mL) de

Relacionados