POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA ESCOLA: EM FOCO O KIT “ESCOLA SEM HOMOFOBIA

6229 palavras 25 páginas
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO PARA A SEXUALIDADE NA ESCOLA: EM FOCO O KIT “ESCOLA SEM HOMOFOBIA”

Cleudimar Rosa Alves - cleudimarcra@uol.com.br
Andreia Cristina Peixoto Ferreira (orientadora) – andreia.peixoto.ferreira@gmail.com
Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola

Resumo: Este trabalho investigou as matérias no jornal FSP no período de abril a setembro de 2011 em relação ao “Kit Escola sem Homofobia”, uma política pública educacional desenvolvida pelo MEC, que tinha como objetivo o combate à homofobia nas escolas. Abordou-se o este material como elemento da política educacional que perpassaria centralmente o “Programa Brasil sem Homofobia” (2004) do Governo Federal, na perspectiva de reconhecer a sua caracterização, composição, pretensões, impasses, interdições e perspectivas. Para isso, investigamos imaginários, discursos e narrativas, registrados de abril a setembro de 2011 na mídia impressa brasileira, especialmente em um Jornal de Circulação Nacional, a Folha de São Paulo (FSP). A escolha como fonte principal da pesquisa se deu em função deste ser o jornal de maior circulação em nível nacional, como pela sua credibilidade no setor.

Palavras-chaves: homofobia, homossexualidade, escola, Programa Brasil sem homofobia, Kit Escola sem Homofobia, discurso midiático.

1. Introdução

A presente pesquisa abordou o “Kit Escola sem Homofobia” como elemento da política educacional que perpassaria centralmente o “Programa Brasil sem Homofobia” (2004) do Governo Federal, na perspectiva de reconhecer a sua caracterização, composição, pretensões, impasses, interdições e perspectivas. Para isso, investigamos imaginários, discursos e narrativas, registrados de janeiro a setembro de 2011 na mídia impressa brasileira, em um Jornal de Circulação Nacional, a Folha de São Paulo (FSP).
Durante toda a minha trajetória, enquanto professor e sindicalista, que participo de encontros - que objetivam o combate a homofobia - tanto nacionais como

Relacionados