``Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Podemos dizer que a revolução digital se tornou ultimamente tema central nas rodas de conversa sobre a escola. Não há como encarar mais a forma de ensinar como era outrora, os tempos mudaram, os alunos mudaram, e a escola precisa acompanhar junto aos educadores todo esse processo.
O que costumamos ver muitas vezes são salas de computação empoeiradas e deixadas de lado, ouquando utilizadas, são para jogos, entretenimento, deixando o lado pedagógico e instrutivo que o mesmo pode trazer se utilizado de forma correta e bem direcionada. Mesmo que a escola tenha um espaço físico fechado ela deve estar aberta as fronteiras da tecnologia, considerando todos os riscos que ela apresenta, para se precaver e estabelecer limites aos alunos. É preciso sim traçar umaestratégia metodológica que faça do computador um instrumento mobilizador do aprendizado nas escolas.

REVOLUÇÃO DIGITAL NAS ESCOLAS

Este estudo tem por objetivo focar a importância do uso da tecnologia computadorizada nas salas de aula, visto que além de facilitar o aprendizado, é também um instrumento de estimulo e motivação para os alunos.
Estamos vivendo uma “era” em a educaçãoesta passando por uma evolução muito esperançosa, no sentido em que busca propiciar ao aluno uma nova forma de estar aprendendo. Aulas mais dinâmicas, interação escola-familia, o professor deixou de ser o dono do saber, e ganha uma nova roupagem vindo agora como um facilitador do saber, aquele que media o aprendizado e estimula o aluno a buscar o conhecimento de forma prazerosa, investigativa equestionadora.
Por muito tempo tivemos alunos desinteressados, professores estagnados, e varias criticas em relação a uma revolução digital. Muitas vezes pela simples falta de conhecimento sobre o tema, ou pelo medo de não saber como lidar com a situação. E isso realmente tem ganhado uma proporção muito grande, pois o computador além de ser um instrumento de trabalho e comunicação, passou aser uma ferramenta de consulta. No entanto, segundo alguns críticos, a facilidade de acesso aos mais diversos tipos de informação ocasionou uma superficialidade das pesquisas escolares. São freqüentes os casos de alunos que copiam na íntegra trabalhos encontrados em sites da rede. Existem duas causas centrais para o mau uso da internet: falta de orientação adequada, por parte do professor, e faltade uma educação para os meios, por parte da escola.

Segundo Andréa Ramal (2006):

Os professores devem orientar seus alunos a partir dos objetivos que pretendam atingir com a pesquisa. "O professor precisa pedir ao aluno que pesquise visões diversas em sites por ele indicados. E necessário também que o aluno compare essas visões, ou dirija a pesquisa fazendoquestões que dependam de uma elaboração própria, e não que estejam prontas na rede. Ao mesmo tempo, a escola como um todo precisa incluir no currículo a 'educação para os meios', ensinando a usar a Internet de forma crítica", afirmou.

Não há mais como ignorar este fato, a internet é sim uma fantástica ferramenta de comunicação e o professor pode se valer disso para estimular e trocarexperiências com seus alunos e ate mesmo com outros. Em uma aula de história e geografia por exemplo, onde se estuda, industrialização, sociedades, sustentabilidade, pecuária, agricultua, territórios, paisagens, culturas, mapas, seria interessante um intercambio com alunos de outras escolas, cidades e até mesmo países. Onde todos se beneficiariam do mesmo recurso. É como se passassem o dia todo viajando.Trocando informações, fotos, experiências, vivenciando e transformando conhecimentos empíricos em conhecimentos fundados cientificamente, com ajuda dos professores que ao estabelecer este vinculo entre alunos de culturas e hábitos diferentes, cria um ambiente harmonioso e estimulante ao aprendizado.
Sem deixarmos os livros de lado é claro já que este é mais completo, mas quando deixamos...
tracking img