P mais l

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

GUIA DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA
FAÇA VOCÊ MESMO

A N O S

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Rede de Produção Mais Limpa

REDE DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA
Parceiros da Rede

Rede de PmaisL
Concebida através da criação de núcleos em diversos estados, que atuam de forma interligada na prestação de serviços especializados emProdução mais Limpa às empresas e pessoas interessadas. Os membros da rede unem esforços, trocam experiências e muitas vezes desenvolvem sistemas em conjunto, de modo a fortalecer as práticas de PmaisL e a encorajar as empresas a se tornarem mais competitivas, inovadoras e ambientalmente responsáveis. A implantação de PmaisL como prática de ecoeficiência é, sobretudo, um exemplo de responsabilidadesocial corporativa e de sustentabilidade.

Objetivos da Rede
• Redução ou minimização dos impactos ambientais; • Disseminação das práticas de Produção mais Limpa; • Fortalecimento de ações integradas entre aspectos de qualidade ambiental, segurança e saúde ocupacional; • Promoção da pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias limpas; • Consolidação de um banco de dados e deinformações sobre as experiências dos integrantes da rede.

Vantagens da participação na Rede
• Acesso ao conhecimento e experiência de parceiros; • Benefícios em programas contínuos de pesquisa e desenvolvimento por meio de programas de treinamento; • Acesso a importantes parceiros comerciais; • Acesso à divulgação institucional em nível nacional e internacional.

Informações e como participarPara consultas, informações e serviços fale conosco. www.pmaisl.com.br CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável Av. das Américas 1155 / 608 – Barra da Tijuca Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22631-000 Tel: (21) 2493-9004 e 2439-9218 e-mail: cebds@cebds.com – www.cebds.com

Índice

Introdução

7

A metodologia para implantação de PmaisL

11

Dicas legais48

Glossário

50

Referências bibliográficas

52

Integrantes da Rede de PmaisL

54

Introdução

INTRODUÇÃO
O princípio básico da metodologia de Produção mais Limpa (PmaisL) é eliminar a poluição durante o processo de produção, não no final. A razão: todos os resíduos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria-prima e consumiram insumoscomo água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir dinheiro, seja sob a forma de gastos de tratamento e armazenamento, seja sob a forma de multas pela falta desses cuidados, ou ainda pelos danos à imagem e à reputação da empresa. Por isso, este Guia para a Produção mais Limpa – Faça Você Mesmo foi desenvolvido para orientar os empresários na aplicação de uma metodologia que vai ajudá-los arepensar a geração de resíduos em suas empresas e a ganhar dinheiro com isso. O Guia começa mostrando como identificar e quantificar os resíduos e perdas gerados no processo produtivo. Em seguida, ensina a avaliar as matérias-primas, água e energia consumidas e a montar balanços de massa e de energia, nos quais os custos das matérias-primas e insumos são relacionados aos custos dos resíduosgerados. Finalmente, mostra como a análise desses balanços permite identificar oportunidades de Produção mais Limpa, as quais proporcionam benefícios para o meio ambiente e ganhos econômicos para a empresa, contribuindo para a economia de recursos naturais, a melhoria da imagem e o aumento de competitividade.
Guia da Produção Mais Limpa – Faça Você Mesmo

7

Evoluindo....

EVOLUINDO...
Houveum tempo em que as pessoas não se preocupavam com as questões ambientais. Os resíduos gerados pelas empresas eram despejados na água, no ar ou no solo, sem controle, não existindo dentro da empresa a figura de um responsável pelo meio ambiente. Com o crescimento e a diversificação das atividades produtivas e o conseqüente aumento da geração de resíduos, os órgãos ambientais estaduais, que são...
tracking img