Os novos paradigmas da administraçãoPeter Drucker

2264 palavras 10 páginas
Os novos paradigmas da administraçãoPeter Drucker
À medida que nos avançamos e nos aprofundamos na economia do conhecimento, os pressupostos básicos de boa parte do que se ensina e se pratica em nome da administração vão ficando totalmente desatualizados.
Para uma disciplina social, como é a administração, as premissas são bem mais importantes do que os paradigmas para uma ciência natural. O paradigma não exerce impacto sobre o universo natural. Querer o paradigma afirme que o Sol gira ne torno da Terra ou, ao contrario, que a Terra gira em torno do Sol, isso não tem efeito sobre o Sol ou a Terra. Mas uma disciplina social como a administração trata do comportamento de pessoas e instituições humanas. O universo social não possui “leis naturais” como as que governam as ciências físicas. Assim, é sujeito a mudanças continuas. Isso significa queas premissas que eram validas ontem podem tornar-se inválidas, ou até mesmo totalmente enganosas, num piscar de olhos.
É nesse ponto que estamos hoje na disciplina da administração.
Quais são as premissas que estão conduzindo a administração no caminho errado?
Está é uma premissa que e defendida por praticamente todos os teóricos da administração e pela maioria de seu praticantes, desde os primórdios da reflexão sobre organização – ou seja desde Henri Fayol, Walter Rathenau por volta de 1900, desde aquela época, é dado como certo que existe uma forma correta de organização.
Fayol ditou o principio de que uma estrutura correta para toda empresa manufatureira: uma divisão funcional em engenharia, manufatura, vendas, financeiro e pessoal, cada divisão a ser administrada separadamente, indo unir-se às outras apenas no nível do executivo-chefe.
Essa é apenas uma entre sete premissas subjacentes relativas à organização que estão desatualizadas:
Existe apenas uma maneira certa de organizar uma empresa.
Os princípios da administração se aplicam apenas às organizações empresariais.
Existe uma única maneira correta de

Relacionados