OS DESASTRES DE SOFIA: VITORIOSA OU DERROTADA?

1222 palavras 5 páginas
OS DESASTRES DE SOFIA:
VITORIOSA OU DERROTADA?

Clarice Lispector nasceu na cidade russa de Tchetchelnik, na Ucrâ­nia, no ano de 1925. Os Lispector emigraram da Rússia para o Brasil no ano seguinte, e Clarice nunca mais voltou á pequena aldeia. Casou-se com um colega de faculdade em 1943 e no mesmo ano publicou sua primeira obra: “Perto do coração selvagem”. Faleceu em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário.
A partir da publicação da sua 1ª obra até a manhã de seu falecimento, mesmo sob sedativos, Clarice ainda ditava frases para sua amiga Olga Borelli. Uma das suas obras foi “Felicidade Clandestina” publicado em 1971, esta obra reúne 25 textos, que tratam temas diversos e um deles é “Os desastres de Sofia”. Clarice busca nos contos fazer uma investigação psicológica de autoanálise e em Os desastres de Sofia não é diferente.
No conto “Os desastres de Sofia” Clarice, descreve a relação de uma garota de nove anos, a Sofia, com o professor, é uma relação muito intensa e se passa no ambiente escolar. Começa com Sofia desafiando o professor, onde o aborrece muito e ele vai ficando cada vez mais irritado. O conto desenrola no momento que o professor pede à classe que realizem uma composição, de uma dessas histórias edificantes onde a moral é “que para acumular fortuna tem que trabalhar arduamente.” Como de costume Sofia resolveu desafiar o professor invertendo o final da história na sua composição. Porém ele ao invés de irritar-se ficou surpresa, mas tão surpreso que chegou a sorrir e elogiar Sofia, porém ela não compreendia como foi capaz de surpreender aquele “monte de compacta tristeza”. E neste momento Sofia assustada, sente um turbilhão de emoções, aprende o que é o amor e como ele habita no coração humano. Isto a leva a sentimentos que jamais esquecerá. Principalmente quando, aos treze anos, fica sabendo que esse professor morrera: “Perplexa (...) eu perdia meu inimigo e sustento”.
Os Desastres de Sofia é um conto narrativo que tem como

Relacionados