O princi´pe virtuoso'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira.

“O Príncipe Virtuoso”

Aline Bianchi n° 01
Nathalia de Souza n° 30
Fernanda Alves n°41
2° Ano D

Cascavel, 03 de Setembro de 2012.
IntroduçãoNeste trabalho irei falar sobre o conceito do “príncipe virtuoso” uma teoria de Maquiavel que gera comentários até atualmente, ser um príncipe virtuoso ter a qualidade de virtude tem um grandesignificado, ler sobre isso pode ser interessante.

O que era ser virtuoso para Maquiavel?

Para Maquiavel, Virtú, não é para tornar um indivíduo moralmente melhor, mas para alcançar sucesso político.Virtú não tem relação com bondade e justiça, mas sim com Força e Valor, e está intimimamente ligado ao sentido de Fortuna (oportunidade, ocasião e acaso).

O príncipe virtuoso não é o príncipebom e justo, mas aquele cuja virtude se encontra na atividade – mais propriamente na capacidade de aproveitar a situação com energia e êxito; o homem de Virtú é aquele capaz de agir de forma adequadano momento certo.

Em suma, a virtú política consiste na capacidade de decisão que permite conquistar e manter o poder. Assim a virtude maquiaveliana se mostra na ação contundente e decisiva, querevela a prudência do observador atento.

O príncipe virtuoso é aquele que aproveita a situação para realizar as mudanças necessárias e assim alcançar seus objetivos. Por isso, segundo Maquiavel, émelhor que o príncipe alcance o poder pela virtú e pela fortuna do que pelo crime

Maquiavel (1469 - 1527)

     Nicolau Maquiavel se dedicou ao estudo da filosofia política, mas de forma diferentedos filósofos anteriores a ele, buscou investigar a política pela política, ou seja, sem utilizar em sua análise conceitos morais, éticos e religiosos que pudessem direcionar seus estudos. A políticaem sua filosofia tem a capacidade de se autogovernar, de buscar suas próprias decisões de forma livre, sem que outras áreas do conhecimento interfiram em suas conclusões. Com Maquiavel nasce uma nova...
tracking img