O L DICO COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAG GICO PARA CRIAN AS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

1489 palavras 6 páginas
O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

1 TEMA
O lúdico como instrumento psicopedagógico para crianças com dificuldades de aprendizagem.
2 PROBLEMA
Como as atividades lúdicas contribuem na atuação do psicopedagogo para minimizar a dificuldade de aprendizagem?
3 JUSTIFICATIVA
O projeto expõe o trabalho do psicopedagogo utilizando o lúdico como metodologia para analisar a dificuldade de aprendizado, sendo utilizado como referência autores como, Santos, Cruz, Lacerda, Meyer e outros citados na referência deste artigo.
O psicopedagogo tem um papel importante, observar os gestos, atitudes, comportamento e outros. Após a criança ser analisada, o psicopedagogo, realizará as intervenções necessárias para que se possa chegar ao resultado final.
Um dos papeis citados no artigo, para o psicopedagogo, é orientar educadores na identificação da dificuldade de aprendizagem. Tendo atualmente como um dos instrumentos o lúdico, que utiliza como metodologia as brincadeiras e jogos, instigando assim, o saber do educando para expor as dificuldades ou habilidades do mesmo, para um melhor aprendizado.
4 OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral
Verificar como as atividades lúdicas contribuem para erradicar a dificuldade de aprendizagem, contribuindo na atuação do psicopedagogo.
4.2 Objetivos Específicos ü Conhecer instrumentos de aprendizagem usando o lúdico na fixação da aprendizagem. ü Compreender como crianças com dificuldade de aprendizagem aprendem com aplicação da metodologia lúdica. ü Descobrir como o psicopedagogo usa o lúdico no seu trabalho diário
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Como afirma Lacerda (2008, p.1): “[...] a palavra latina usada para significar “passatempos” é a palavra “ludi”, que vem de “Lydi”, lídios, daí temos hoje a palavra lúdico significando brinquedo, diversão, etc”.
O trabalho do psicopedagogo, ‘transformou’ o lúdico, deixando de ser apenas um jogo, tornando- o uma atividade que faz parte na vida dos seres

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas