O voto de cabresto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Voto de cabresto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

[pic]

[pic]
As próximas eleições... “de cabresto”, charge de 1927 publicada na revista Careta. A legenda original era a seguinte:
Ella – É o Zé Besta?
Elle – Não, é o Zé Burro![1]
O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. Éum mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.
A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel(fazendeiro) obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem nos candidatos por ele indicados. O coronel também utilizava outros recursos para conseguir seus objetivos políticos, tais como compra de voto, votosfantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.
No sistema político e eleitoral brasileiro, nos dias atuais, é muito difícil controlar o voto das pessoas. Mas há novos mecanismos de pressão que são usados. Por exemplo, anotar as secções em que os eleitores de uma determinada família ou localidade votam, para depois conferir se a votação do candidato correspondeu ao que se esperava doseleitores. Embora não seja possível se determinar "quem" votou em "quem" por este método, ele é eficaz entre a população mais pobre como instrumento de pressão psicológica.
Mas há também o uso de poder das milicias, nas comunidades pobres, que obrigam os moradores locais a votar em quem eles querem, ou não permitem o voto em candidatos cujo a milicia não aceita; se a população não cumpre a milíciapode abusar do poder e causar mortes ou parar de "ajudar" os moradores.
[pic]

[pic]

[pic]




Frases Sobre Política

[pic]

São frases que demonstram como os políticos são mal vistos, aqui e no resto do mundo. Hoje e sempre, mas também que política é parte importante das nossas vidas e querendo ou não, gostando ou não, satisfeitos ou não, precisamos de alguma forma participar, mesmo que somentecriticando, se indignando ou simplesmente cunhando frases.



Então, vamos às frases:

1- "Ajude seu candidato a trabalhar. Não vote nele."
Observação minha: já venho fazendo isso há algum tempo (o que não deixa de ser uma posição política).

2- "Ladrão que rouba ladrão vive no Distrito Federal."

3- "A política é talvez a única profissão para a qual nenhuma preparação é considerada necessária"(Robert Louis Stevenson (1850-1894) escritor britânico)
Observação minha: Nenhuma preparação acadêmica, mas os caras são muito preparados em artes diversas como: embromação, mentira, cinismo, desonestidade.

4- "Não roube! O Governo não gosta de concorrência."

5- "Só existe um lugar no Brasil onde não existem políticos corruptos: na cadeia!"

6- "Acho que o Tiririca vai ser um ótimo deputado. Ele jáé acostumado com circo mesmo!"

7- "Política é a arte de procurar problemas, encontrá-los, fazer um diagnóstico falso e depois aplicar os remédios errados."
(Groucho Marx (1890-1977) Ator americano)

8- "Para aqueles que não têm nada, a política é uma tentação compreensível, porque é um modo de vida com bastante facilidade."
(Miguel Delibes (1920-2010) escritor espanhol)
Observação minha: Os quejá têm muito, também continuam muito tentados a manter e aumentar cada vez mais essas facilidades.

10- Os políticos são sempre os mesmos. Prometem construir uma ponte, mesmo sem nenhum rio."
(Nikita Khrushchev -1894-1971- político russo)

11- "Política é a arte de obter o dinheiro dos ricos e o voto dos pobres sob o pretexto de proteger uns aos outros"
Observação minha: Só não sei quem protege...
tracking img