O veto vetania

1417 palavras 6 páginas
O vento é o fluxo de gases em curta escala. Na Terra, este corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos em que essa pressão é inferior.1 2 No espaço sideral, vento solar é o movimento de gases ou partículas carregadas do Sol através do espaço, enquanto vento planetário é a liberação de elementos químicos gasosos da atmosfera de um planeta.

Ventos são comumente classificados por sua escala no espaço, sua velocidade, os tipos de forças que os causam, as regiões na qual eles ocorrem e seus efeitos. Os ventos mais fortes observados em um planeta do nosso sistema solar ocorrem em Netuno e Saturno.

Índice [esconder]
1 Meteorologia
2 Influência na Sociedade Humana
3 Causas
3.1 Principais ventos
4 Medição da velocidade
5 Curiosidades
6 Utilização do vento por humanos
7 Referências
8 Ver também
Meteorologia[editar | editar código-fonte]

Turbinas eólicas geram energia a partir do vento.
Em meteorologia, os ventos são muitas vezes expressos de acordo com a sua força e a direção de onde ele está soprando. Os ventos com grandes variações de velocidade em um curto espaço de tempo são chamados de rajada, que também pode se referir aos curtos momentos em que a velocidade do vento é a máxima. Os ventos fortes de duração intermediária (cerca de um minuto) são chamados de instabilidade ou lufada. Os ventos de longa duração têm diversos nomes associados com a sua intensidade média, como a brisa, vento, tempestade, furacão e tufão. O vento ocorre em uma série de escalas, a partir de tempestade com duração de fluxos dezenas de minutos, para brisas locais gerada pelo aquecimento da superfície terrestre e duradoura de algumas horas, para o mundo, os ventos resultante da diferença na absorção de energia solar entre a zona do climas na Terra. As duas principais causas de larga escala de circulação atmosférica são o aquecimento diferencial entre a linha do equador e os pólos, e a rotação do planeta (efeito Coriolis).

Relacionados