O vernaculo do brasil vai mal?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Se realmente vai mal o vernáculo do Brasil, mas que na verdade o que vai mal é a expectativa de alguns que desejam recuperar algo que na verdade nunca fomos e não assumem o que nos lega a própriahistoria.
Existem normas que estão documentadas pelo Projeto NURC, que ainda estão longe de estar prontos, mas que será baseada na variedade lingüística das cinco capitais brasileiras (Salvador, Riode Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre)

2. Hoje em dia por convivermos com várias e pessoas e culturas de diferentes níveis somos quase obrigados a "aceitá-las", por exemplo, se ouvirmosalguém dizer: "Nós vai ao cinema", sabemos que segundo a culta não é adequado, mais o valor de entendimento e compreensão não são alterados, o autor com certeza se remetia a tipos de acontecimentoscomo este ao falar de "uma cultura ágrafa paraliterada de comunicação de massas."

3. Na visão da autora os estudantes dominam perfeitamente a norma do seu grupo social, transmitindo mensagenssobre os temas que se interessam. Portanto quando dizem “não dominam a língua” deveriam na verdade dizer: “não dominam a norma idealizada arbitrariamente e imposta”. Quanto aos estudantes universitáriosela reflete sobre a comunicação escrita, pois desde que dominem o assunto, eles utilizam a norma adequada à situação. Os estudantes não se utilizam dessa norma culta devido à diversidade social eregional que se encontram, sendo difícil falarem corretamente segundo a norma padrão de linguagem.

4. Muitos professores em visto das situações de comunicação de seus alunos tentam sem muitosucesso ensinar a norma culta dentro da sala de aula, porém pela formação cada vez mais defasada acabam não obtendo sucesso, acabando desta forma não tendo preparo para cativar seus alunos e acostumá-loscom o uso mais adequado do português.

5. O ensino da Língua Portuguesa tem sido muito obsoleto até por conta da formação rápida de grandes massas de professores que saem das universidades sem...
tracking img