O verdeamarelismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Em todo o período do processo de formação do Brasil foi alimentado uma ideia nacionalista no qual tem uma estreita ligação com início da conquista do nosso país pelos europeus. A classe dominante construiu uma ideologia que remonta uma imagem celebrativa de um país “essencialmente agrário”, mantendo conectado o poderio dos proprietários de terra no país que tem uma históriacontrolada pelo sistema colonial do capitalismo mercantil, no caso do Brasil, uma colônia de exploração do qual se baseia a dependência da elite. Ficando claro o motivo da adoração das belezas naturais do Brasil,colocando-o como produto e seu lugar no sistema colonialista.
O verdeamarelismo aparece com muita força durante a Era Vargas dando uma ideologia da “questão nacional” e fortalecido nos anos daditadura com o pensamento do “Brasil Grande”, apresentando uma série de características dos quais monta a imagem do país e do seu povo. Idealizado fatores como as riquezas naturais, a vastidão do território, do seu povo ordeiro e pacífico as condições de realização da tarefa do desenvolvimento e progresso. A criação de todos esses governos forma-se o controle da elite ao povo que subitamente émanipulado de forma intensiva e faltando um esclarecimento claro do nosso próprio passado.


O surgimento do Verdeamarelismo

O verdeamarelismo foi criado durante os anos pela classe dominante brasileira uma tentativa de construir uma imagem do “país essencialmente agrário” e ao mesmo tempo trabalha-se com o “princípio da nacionalidade”. Mantendo características do sistema colonial e ahegemonia dos proprietários de terra durante 1822 e 1889.
O Brasil sempre foi moldado para entrar o sistema colonial do capitalismo, se tornando uma colônia de exploração onde existe uma dependência dessas com a metrópole, a produção é em larga escala abastecendo o país dominador, monocultora e tendo uma minoria o controle de grandes propriedades. Mesmo após a independência, os donos de grandespropriedades e tendo apoio da elite de comerciantes acreditavam que ligavam que eles eram os únicos representantes nos quais ligavam seu país aos dos capitalistas adiantados. A dependência desses países aos desenvolvidos bloqueava o desenvolvimento, tanto de forma pública quanto privada, assim impossibilitando de entrar no mercado mundial.
Termos como “progresso” sempre foram pensados para o avançonas atividades agrárias, não na forma de tecnologia e sim pela expansão geográfica onde aumentar a produção era a principal razão lógica para todas essas atividades econômicas. A classe dominante estimulava a exaltação da Natureza e do “tipo nacional” no qual apresenta as qualidades como pacífico e ordeiro. Com a divisão internacional do trabalho, vários países que possuem uma intensa atividadeagrário-exportadora, há uma expansão de consumo das classes dominantes, dando o nome de “progresso”.
No processo histórico da formação do Brasil, o verdeamarelismo escondeu a escravidão de índios e negros e criando uma sagração da natureza. Os colonizadores com a aliança ao poder da Igreja, e dos latifundiários escravocratas até 1889, construíram o mito de uma terra abençoada por Deus cujo“descobridores” deveriam transformar em um grandioso país. Isso tudo, formando o verdeamarelismo,pode ser classificado como um semióforo pois esses pensamentos são articulados em símbolos que reconstroem uma parte do povo brasileiro.Essa invenção governamental da nossa nação,foi elaborada através de uma simbologia multicultural que mascara a realidade do nosso povo,como asdesigualdades,descriminação,dominação e a exploração das elites.O verdeamarelismo se aproxima de um semióforo,pois tem um papel cultural diversa e confusa,dando uma visão distorcida da realidade do povo brasileiro,eliminando essa realidade e produzindo um sentimento coletivo afastando-se da real verdade da nossa população.
As elites utilizam essa ideologia para reproduzir as condições de desigualdade e discriminação, as...
tracking img