O verdadeiro sentido do louvor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Verdadeiro
Sentido do
Louvor












Arca da Aliança
A presença de Deus
Entre os Homens











O
Verdadeiro
Sentido
do
Louvor

















O verdadeiro sentido do louvor

O Antigo Testamento emprega três palavras básicas para conclamar os israelitas a louvarem a Deus: a palavra barak (também traduzida “bendizer”); a palavra balal (da qual deriva a palavra “aleluia”, queliteralmente significa “louvai ao Senhor”); e a palavra yadah (às vezes traduzida por “dar graças”).
Segundo o dicionário de nossa língua portuguesa, louvar, de uma forma em geral significa: Elogiar, gabar, exaltar, e ou, glorificar, e isto denota o que nós devemos fazer quando nos reunimos na Igreja, isto é, Elogiar, gabar, exaltar e glorificar Aquele que tudo criou e tudo formou para o Seu própriolouvor.
Quando louvamos alguém, estamos na verdade chamando a atenção desta pessoa para algo de bom que ela realizou, ou esta realizando, e com certeza o nosso Deus se enquadra em todos os fundamentos que possa mostrar-nos o quanto Ele é grande. Quando nós como cristãos, tomamos esta postura, nos colocamos na posição não somente de conclamarmos o elogio em si, mas nos tornamos adoradores,isto porque louvamos a um Deus poderoso, e que continua realizando feitos maravilhosos pelo Seu poder e glória.
O louvor é algo que deve fazer parte de todo ser criado por Deus, como o exemplo a seguir irá demonstrar: “O louvor é uma das atribuições principais dos anjos (103.20; 148.2) e é privilégio do povo de Deus, tanto de crianças (Mt 21.16; ver Sl 8.2), como adultos (30.4; 135.1,2, 19-21).Além disso, Deus também conclama todas as nações a louvá-lo (67.3-5; 117.1; 148.11-13; Is 42.10-12; Rm 15.11). Isto quer dizer que tudo quanto tem fôlego está convocado a entoar bem alto os louvores de Deus (150.6). E, se tanto não bastasse Deus também conclama a natureza inanimada a louvá-lo — como, por exemplo, o sol, a lua e as estrelas (148.3,4; cf. Sl 19.1,2); os raios, o granizo, a neve e ovento (148.8); as montanhas, colinas, rios e mares (98.7,8; 148.9; Is 44.23); todos os tipos de árvores (148.9; Is 55.12) e todos os tipos de seres vivos (69.34; 148.10). (Extraído de www.montesião.pro.br). É muito importante termos plena consciência que este ato deve ser voluntário, e requer daqueles que o fazem, reverência, entendimento e sinceridade na alma.
O apóstolo Paulo em sua carta aosromanos declama um hino de adoração ao Senhor onde ele declara: “para Ele são todas as coisas, glória, pois, a Ele eternamente. Amém!” (Rm. 11.36). Esta expressão deixa muito claro que tudo aquilo que foi feito por Ele, deve louvá-lo para que a Sua Glória venha ser manifestada a todos os homens.
Um dos principais motivos a que Deus deve ser louvado, é que Ele, incondicionalmente nos entregouo melhor presente que podia: Seu filho Jesus Cristo (Jo. 3.16). Na epistola aos Hebreus podemos notar a declaração do escritor referente à como devemos louvar a Deus por este tão grande beneficio. Ele diz que, “o Senhor Jesus para santificar o povo pelo Seu próprio sangue, padeceu fora da porta” (Hb. 13.12), e continua dizendo: “Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porquenão temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.” (Hb. 13.13,14).
Isto fez com que o escritor observasse algo de sumo importância para todo o homem que compreende o verdadeiro sentido do sacrifício de Cristo, levando-o a declarar que: “Devemos oferecer sempre, por Ele (Jesus), a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam seu nome” (Hb. 13.15).
“Hoje, um“sacrifício de louvor”, isto é, “o fruto dos lábios”, incluiria agradecer a Cristo por Seu sacrifício na Cruz, e falar a respeito Dele às outras pessoas.” (Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal).
A morte vicária de nosso Senhor na cruz do Calvário é sim um dos principais motivos para louvarmos o nosso Criador; mas o louvor de forma em geral, não se limita somente pelo fato deste maravilhoso ato...
tracking img