O verbete cigano e a ação do MPF (MG) (Análise do discurso)

3400 palavras 14 páginas
Universidade Católica de Brasília
Disciplina: Prática de Análise da linguagem V
Professora: Carolina Aragon
Nome: Leandro S. Leal

O verbete cigano e a ação do MPF (MG)
1. Você foi muito a fundo na opinião do MPF com relação ao termo pejorativo. Gostaria de ver mais a sua reflexão sobre o tema.
2. Separe suas discussões por tópicos apresentados: Primeiro aborde a história do seu termo escolhido.
3. Depois mostre a definição do dicionário e depois coloque tudo que refletiu com relação ao: efeito de realidade e efeito de sociedade; relações entre o dizer e o não dizer; recortes discursivos encontrados; os efeitos das definições encontradas dentro da história - Interprete os resultados discursivamente.
Você já tem muita coisa no seu trabalho, só precisa organizar as idéias que lá se encontram.

Com base nos estudos da história das ideias linguísticas e da Análise do discurso, temos como objetivo compreender o processo de dicionarização no Brasil e a partir desse entendimento buscar expor a ação do MPF e compreender até que ponto o dicionário possui uma linguagem politicamente correta. Politicamente correta para quem? Para quem a utiliza? Para quem a dicionariza? Nunes (2010) O dicionário atualmente não é visto apenas como um meio de consulta às palavras desconhecidas, ele é visto como um discurso sobre a língua, que circula em um espaço-tempo, e que modifica as relações dos sujeitos com a língua.
Procuramos analisar nesta pesquisa a ação levantada pelo MPF (MG) contra o Instituto Antônio Houaiss para a remoção do verbete cigano, que segundo o MPF contém expressões preconceituosas e pejorativas. Alegar que a descriminação existe porque o verbete se encontra inserido no dicionário e que a remoção desse verbete diminuiria o preconceito é uma atitude errônea, pois o dicionário não traz apenas um significado de uma palavra escrita, mas também sua maneira de uso cotidiano do indivíduo.
Dessa forma, o nosso corpus consiste na ação levanta pelo Ministério Público Federal

Relacionados

  • COMISS O NACIONAL DA VERDADE
    231500 palavras | 926 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas
  • BADARO Gustavo
    550748 palavras | 2203 páginas
  • Livro- Novo curso de direito civil - parte geral
    209354 palavras | 838 páginas