O veneno na mesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-o-Veneno-Está-Na-Mesa/432061.html
O veneno está na mesa é o documentário produzido pelo renomado cineasta brasileiro SílvioTendler e narrado por Amir Haddad, Dira Paes, Julia Lemmertz e Caco Ciocler, com duração de 50 minutos, que denuncia sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agriculturabrasileira, que desde 2008 é a recordista mundial no uso desses agentes químicos, estima-se que cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Mais de um milhão detoneladas de agrotóxicos foram despejados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola. Esses produtos começaram aser usados para garantir a produção de alimento para os sete bilhões de habitantes na terra.
Ao decorrer dos tempos novas pragas vão aparecendo e com isso novos produtos sãocriados, e esse crescente uso na produção agrícola projeta o descarte de milhares de embalagens residuais com alto teor de contaminação de solo e mananciais além de prejuízos asaúde humana .O filme também denuncia as consequências desastrosas do uso abusivo de venenos na produção de alimentos, tanto para a saúde dos trabalhadores que os aplicam quanto paraos consumidores, e os malefícios econômicos, sociais e ambientais provenientes desse modelo de agricultura.
O filme retrata de forma muito realista a questão do usoindiscriminado dos agrotóxicos, sobretudo nas lavouras monoculturais brasileiras, destinadas à exportação. Denunciando uma série de malefícios provenientes do uso indiscriminado e abusivodos agrotóxicos, muitos deles proibidos em outros países pelas consequências absolutamente danosas causadas à saúde humana, animal e vegetal, pelo envenenamento em larga escala...
tracking img