O uso tecnologias em sala de aula,como facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
jun 25, 2010.

Categorias: Educação, Opinião

Escrito por: ELISA OLIVEIRA DA CONCEIÇÃO.

[pic] Loading ...
[pic][pic]O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA E OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Elisa Oliveira da Conceição [1]
RESUMO
O presente artigo visa abordar, de maneira prática, a importância do aprendizado de uma segunda língua, neste caso alíngua inglesa. Além deste aspecto, tendo como “apoio” aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de língua estrangeira, tratará da seguinte questão: De que maneira o educador deve reger sua aula para que o processo de ensino torne-se realmente eficaz? Quais objetivos ele deve ter ao lecionar e tornar os educandos indivíduos aptos a interagir com o mundo globalizado?ABSTRACT
The article aims to address in a practical way, the importance of learning a second language, in this case English. Besides this aspect, which “support” National Curriculum Parameters (PCNs), foreign language, will address the following question: How does the educator must govern their classroom for the teaching process to become really effective? What he must have goalsto teach the students and make individuals able to interact with the globalized world?
INTRODUÇÃO
A necessidade de aprender outra língua e estar interagindo com falantes de outro idioma é muito antiga. “Ao longo da história de ensino de línguas, muitas abordagens e métodos vêm sendo desenvolvidos e utilizados, alguns conseguindo maior destaque que osoutros” (BASSETTI, 2006, p. 28).
Adquirir uma segunda língua não significa somente uma questão de “status”, mas de uma necessidade, para que se tenha um diferencial tanto na questão intelectual quanto na vida profissional. Por este motivo os educadores de língua estrangeira devem buscar um método que faça com que o processo de aprendizagem tenha resultados satisfatórios, ou seja, uma abordagemque auxilie ao professor trabalhar, atingindo as perspectivas do aluno.
Contudo, o professor deve buscar metodologias que o auxiliem a atingir seu objetivo como educador, tornando o processo de aprendizado realmente eficaz.
Podemos perceber que com a globalização, o aprendizado da língua inglesa tem ser tornado essencial para que o indivíduo possa interagir com o mundo em que ele vive e fazparte.
De acordo com Paiva (2005, p. 18):
Aprender a língua inglesa hoje é tão importante como aprender uma profissão. Esse idioma tornou-se tão necessário para a vida atual que, para conseguirmos aprimorar qualquer atividade profissional, seja no campo da medicina, da eletrônica, física, etc., temos de saber falar inglês (…). Hoje, o inglês tornou-se o mais importante e essencial idioma do séculoXX.
Mas, apesar de termos essa consciência, em nosso país, o ensino da língua inglesa em sala de aula tem encontrado certos tipos de dificuldades.
Segundo Bassetti (2006, p. 28):
A preocupação com as metodologias utilizadas em sala de aula surge ao longo da história do ensino de línguas, na qual se procurava o melhor método ou uma abordagem que fosse adequada. Estes conceitos encontram-seligados a processos históricos e sociais que são refletidos no ensino de  línguas, os quais se baseiam cada um em uma determinada visão de língua, linguagem, ensino  e aprendizagem, de  técnica e de materiais, que  se  enquadram  em uma abordagem.
Tanto a metodologia quanto e a abordagem devem ser adequados, de acordo com a necessidade de cada educador, sendo que este deve sempre se preocupar com oseducandos, com o que está emitindo. Porém, isto por muitas vezes não acontece.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de língua estrangeira, no que se refere à perspectiva educacional:
A aprendizagem de Língua Estrangeira contribui para o processo educacional como um todo, indo muito além da aquisição de um conjunto de...
tracking img