O uso dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Uso dos Metais
Provavelmente, o cobre foi descoberto por acaso, quando alguma fogueira de acampamento foi feita sobre pedras que continham minério cúprico.É presumível que algum observador neolítico de olho arguto tenha notado o metal assim derretido pelo calor do fogo, reproduzindo mais tarde o processopropositadamente.

Por certo tempo, o cobre foi usado na forma pura porque assim era obtido. Mas o cobre puro é mole para fazer instrumentos e armas úteis. Do 4º ao3º milênio, as técnicas de fusão e modelagem vão se sofisticando quando surge a primeira liga, o cobre arsênico, composto tão venenoso que logo terá que sersubstituído.

O passo seguinte foi a descoberta de que a adição ao cobre de apenas pequena proporção de estanho formava uma liga muito mais dura e muito maisútil do que o cobre puro. Foi a descoberta do bronze, que possibilitou ao homem modelar uma multidão de novos e melhores utensílios: vasos, serras, espadas,escudos, machados, trombetas, sinos e outros. Mais ou menos ao mesmo tempo, o homem aprendeu a fundir ouro, prata e chumbo.
Entre 3000 e 2200 a.C. - épocacontemporânea dos sumérios e do antigo império egípcio -, a Idade do Bronze chegou para os povos neolíticos que ocupavam Creta e as Cíclades. Florescentesmanufaturas de metal existiam em Creta, por volta de 2500 a.C., nas Cíclades e na parte meridional do continente.
A procura dos minérios pelos testemunhos que osegípcios, por exemplo, nos puderam deixar foi a causa de muitas expedições guerreiras e de inúmeras rotas comerciais que favoreceram as mais diversas trocas.
tracking img