O uso dos jogos no ensino aprendizagem da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1435 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DOS JOGOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA METEMÁTICA


Resumo: Este artigo apresenta algumas idéias sobre o uso de jogos no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos em compreender a Matemática do jeito convencional, com um aprender mecanizado, repetitivo e decorado, se percebe a necessidade de discutir tal assunto e apresentar novos métodosde trabalho em sala de aula. Neste sentido o uso dos jogos nas aulas de Matemática pode torná-las mais interativas, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, fazê-los questionar, comparar, criar hipóteses e assim encontrarem soluções.

Palavras-chave: Matemática – ensino-aprendizagem – jogos


O presente artigo discute alguns conceitos sobre o uso de jogos como ferramenta deauxilio nas aulas de Matemática, sua utilização dentro do contexto da aula, sua contribuição no processo ensino-aprendizagem. Sabe-se das muitas dificuldades enfrentadas tanto pelos alunos quanto pelos professores neste processo, os professores insatisfeitos com os resultados obtidos em sala de aula buscam novos métodos para alcançar os resultados desejados, enquanto os alunos desmotivados e com opré-conceito trazido ano a ano sobre os conteúdos matemáticos exigem que a sala de aula se renove.
Há algum tempo acreditava-se que o aprendizado ocorria apenas recebendo informações do professor, o qual ditava as regras e os alunos apenas ouviam, escreviam e deveriam assim aprender. Atualmente vários autores trazem novos conceitos, novas percepções sobre a aprendizagem, que tornem o aluno parte doaprendizado e façam as aulas mais dinâmicas, provocando a curiosidade e o interesse do aluno.
Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo favorecendo a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções imediatas, o queestimula o planejamento das ações rápidas desenvolvendo o cálculo mental e a agilidade de raciocínio
O uso dos jogos em sala de aula tem sido objeto de estudo de diversos autores que acreditam que os jogos facilitam o aprendizado, favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico, facilita o processo de socialização, comunicação e construção do conhecimento e ainda propicia uma aprendizagemespontânea e natural estimulando a criatividade e o pensamento critico.

JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECUSO DIDÁTICO
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da sala de aula e despertar assim o interesse. A aprendizagem através de jogos, permite que o professor faça da aprendizagem um processo interessante eaté divertido, neste sentido percebemos que existem alguns fatores que por si só justificam a inclusão dos jogos nas aulas. São eles: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas de raciocínio mental e a formação de relações sociais.
Segundo as idéias de Timm, os jogos são educativos, sendo assim, requerem um plano de ação que permita a aprendizagem de conceitos matemáticos e culturais de umamaneira geral. Já que os jogos em sala de aula são importantes, devemos ocupar um horário dentro de nosso planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir.














Os jogos podem ser utilizados pra introduzir, amadurecer conteúdos e preparar oaluno para aprofundar os itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.
Devemos utilizá-los não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.
'' Outro motivo para a...
tracking img