O uso do tangram no ensino da matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DO TANGRAM NO ENSINO DA MATEMÁTICA
O Tangram é uma forma lúdica e prazerosa para trabalhar a geometria permitindo ao aluno realizar experimentos e deduções a partir do material concreto.
A Geometria é o ramo da Matemática que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da percepção das formas e da sensibilidade para as artes, tendo emvista que a mesma está presente em todos os momentos importantes da humanidade, seja na escola, no lazer, nas brincadeiras ou mesmo em casa. É fundamental na aprendizagem, ampliando a capacidade do pensar e do agir.
No entanto, na maioria dos casos a Geometria é posta em segundo plano, entre as principais causas pode-se destacar: a reduzida carga horária destinada à Geometria nos cursos delicenciatura e alguns livros didáticos que apresentam a Geometria sem nenhuma integração com outros com outros conteúdos.
Pesquisas nas áreas de Educação da Matemática apontam a integração dos diversos ramos da área: Geometria, Álgebra, Aritmética, Estatística e Probabilidade como uma possibilidade de contribuir para a formação do cidadão.
Existem várias lendas sobre a origem do Tangram em umadelas conta-se que um filósofo chinês derrubou, sem querer, um ladrilho quadrado, originando várias partes. Na tentativa de montá-lo, notou que com os sete pedaços era possível formar não somente o quadrado inicial, mas também várias outras figuras.
O Tangran é formado por sete peças ( dois triângulos pequenos, um triângulos médio, dois triângulos grandes, um paralelograma e um quadrado). Aregra do quebra-cabeça consiste em combinar (algumas ou todas) peças, uma ao lado da outra, sem sobreposição, a fim de construir figuras solicitadas ou criadas.
Uma mesma atividade com o Tangram poderá ser realizada em diferentes séries, com pequenas adaptações de linguagem e aprofundamento de conteúdo.
A dobradura é uma atividade que estimula a consciência coletiva, pois nenhuma etapa pode seravançada sem que todos tenham realizado a mesma, o que gera companheirismo, ajudando aquele com dificuldade, para todos poderem avançar para as etapas posteriores. A atividade com o Tangram também estimula a atenção e a concentração, pois se alguma dobra não for feita com cuidado prejudicará todo o processo. Portanto além do desenvolvimento grupal e motor, serão trabalhados os conceitosgeométricos e inclusive a expressão artística.
Regras do Tangram

As regras básicas do tangram são as seguintes:
Utilizar as sete peças;
As peças têm que estar deitadas;
As peças têm que se tocar;
Nenhuma peça pode sobrepor-se a outra.
Além de descobrir soluções para desafios já existentes ou propostos, pode-se jogar criando novas formas figurativas ou geométricas.

ObjetivosTrabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese. A regra básica é que cada figura formada deve incluir as sete peças;
Podem ser criadas figuras livremente ou pode-se tentar reproduzir as figuras apresentadas nas cartelas;
Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
Familiarizar o aluno com as figuras básicas da geometria;
Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas,coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
Estimular a partição do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
O Tangram pode ser construído a partir de uma folha de sulfite, através de dobraduras e recortesda folha.

Os jogos como estratégia para o ensino da Geometria

Diante das inúmeras dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem da Matemática, utilizar o jogo pode ser uma boa estratégia para atingir os objetivos de forma lúdica, mais especificamente o ensino da Geometria.
O trabalho com o Tangram deve ser iniciado com a apresentação das peças, destacando o nome de cada uma...
tracking img