O uso do software educacional no ensino médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO

Gracy Kele Miranda de Brito¹
¹Estudante da Turma 1 de Petrolina do Seminário do Curso de Acesso ao Mestrado em Inovação Pedagógica da Universidade da Madeira – UMA

Resumo: Atualmente a escola vive um debate sobre o uso das tecnologias na sala de aula. Esse debate tem se aprofundado na relação entre tecnologia e práticas pedagógicas. Nessecontexto existe também uma grande discussão sobre a formação do professor para escolha e utilização dessas tecnologias bem como até onde elas têm favorecido no desenvolvimento ensino-aprendizagem no ambiente escolar. As questões que se propõem nesse trabalho são de discutir a utilização das tecnologias em sala de aula e as mudanças provocadas no contexto escolar com a inserção destas inovaçõestecnológicas, bem como é feita a avaliação de softwares educativos para a utilização dos alunos no Ensino Médio.
Palavras- chaves: tecnologia, educação, Ensino Médio e o uso dos softwares educativos.

Abstract: Currently the school lived a debate about the technologies in the classroom. This debate has deepened the relationship between technology and pedagogical practices. In this context there is alsoa great discussion about the education of teachers to choose and use these technologies as well as how far they have favored development in teaching and learning in the school environment. The issues that are proposed in this work is to discuss the use of technology in the classroom and the changes caused in the school context with the inclusion of these technological innovations, as well as theassessment is made of educational software for the use of students in high school.
Key words: technology, education, high school, and the use of educational software.


1. Introdução

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos tecnológicos na educação. No nosso país e em especial no Estado de Pernambucotem se visto um investimento muito grande dos governos para a disseminação da cultura digital. Embora alguns lugares ainda passem por exclusão digital não se pode negar a gama de investimentos em termos de aquisição de máquinas e equipamentos para modernizar e melhorar a educação.
Porém o grande entrave desses investimentos tem sido o mal ou o não uso na escola dessas novas tecnologias bem como odespreparado de alunos e professores para aproveitar esses investimentos no sentido da melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
O uso das tecnologias significa ter como perspectivas cidadãos abertos e conscientes que saibam tomar decisões e trabalhar em equipe. Cidadãos que tenham a capacidade de aprender a aprender e utilizar a tecnologia para a busca, a seleção, a análise, a articulaçãoentre informações e, dessa forma, possam construir e reconstruir continuamente os conhecimentos, utilizando-se de todos os meios disponíveis, em especial dos recursos do computador.
Os professores devem transformar a utilização do computador numa abordagem educacional que favoreça efetivamente o processo de conhecimento do educando. Os projetos interdisciplinares de trabalho é uma das formas deiniciar a formação de competência para o uso da informática na Educação, a realização desses projetos deve ser uma busca continua, tendo em vista a realização de trabalhos coletivos com vista à participação social. Com essas mudanças no cenário mundial da educação, requer do educador uma nova postura, um maior empenho, que não será encontrado apenas em cursos de formação ou em treinamentos técnicospara aquisição de conhecimentos tecnológicos.
Ele deve entrar num processo de formação que seja continuo, que se articule entre os conhecimentos das teorias educacionais, a ação pedagógica e a exploração das tecnologias computacionais. O educador deve ter oportunidade de discutir como se aprende e como se ensina, podendo compreender a própria prática e com isso transformá-la.
Esses são os...
tracking img