O USO DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO EM FACE DA LIBERDADE PROVISÓRIA UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO NA REALIDADE SOCIAL.

1912 palavras 8 páginas
O USO DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO EM FACE DA LIBERDADE PROVISÓRIA: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO NA REALIDADE SOCIAL.

Introdução
O Brasil é um país que está atualmente enfrentando uma crise no sistema carcerário, nos últimos anos ocorreu um grande aumento no índice de criminalidade e em consequência o número de presos temporários e já condenados cresceu drasticamente, entretanto os estabelecimentos prisionais não conseguiram se adequar a esse crescimento, o que levou a condições de vida precárias para os presos e a insegurança social. Nessa situação, a necessidade de implementação de medidas que ajudem a aliviar essa superlotação dos presídios é muito grande; é nesse cenário que medidas diversas da prisão ganham maior destaque, tal como as penas alternativas e o monitoramento eletrônico, assuntos que serão abordados ao longo desse artigo e os efeitos benéficos que proporcionam para a sociedade.
O legislador, ao organizar as condutas que o ser humano pode ou não realizar, em um esforço de regulamentar a liberdade dos indivíduos, criou o rol das condutas que deveriam ser punidas mais severamente, o código penal, que impõe medidas punitivas para todos aqueles que realizem as condutas nele descritas, tais como reclusão e detenção, e penas alternativas como prestação pecuniária e prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; entretanto, uma prática que vem ganhando força nos últimos anos é o monitoramento eletrônico dos seres humanos, uma medida cautelar diversa da prisão, tema que é um dos maiores interesses atuais das ciências criminais.
O monitoramento eletrônico, também chamado de vigilância eletrônica, é um meio de conseguir localizar pessoas ou objetos, é muito importante, pois auxilia o poder público, com ele tornam-se possíveis: fiscalizar o cumprimento de decisões judiciais; saber a localização do indivíduo denunciado, indiciado ou condenado; a efetiva substituição da prisão física pela prisão eletrônica. A importância

Relacionados