O uso do Jornalismo Liter rio no Resgate da Mem ria

5757 palavras 24 páginas
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Londrina – PR - 26 a 28 de maio de 2011

O uso do Jornalismo Literário no Resgate da Memória

1

Larissa DRABESKI2
Paulo Roberto ARAÚJO3
Universidade Federal de Santa Maria, RS

RESUMO: Neste artigo, apresentamos o projeto que propõe a utilização de perfis no estilo jornalismo literário para resgatar a memória de uma comunidade. Abordamos as potencialidades do livro-reportagem como suporte e da história oral como técnica de apuração, além de averiguar a utilização da memória no Jornalismo.

PALAVRAS-CHAVE: jornalismo literário, perfil, livro-reportagem, memória, colonização polonesa.

TEXTO DO TRABALHO
Introdução
Será possível resgatar a memória de uma sociedade contando apenas histórias individuais? Essa é a primeira questão que surge em torno do projeto que apresentamos.
O objetivo é experimentar as potencialidades e a liberdade do jornalismo literário para utilizar a memória de idosos como fonte de investigação jornalística. A proposta é escrever perfis de idosos e, com base nesses perfis, resgatar a memória da colonização polonesa em São Mateus do Sul, Paraná.
Neste artigo, primeiramente, retomamos o conceito de jornalismo literário, ou new journalism. A seguir, trataremos do livro-reportagem como suporte para a experimentação desse estilo jornalístico.
As definições de perfil, bem como as contribuições do jornalismo literário para a construção deste, também serão apresentadas. Além disso, abordaremos a contribuição da entrevista de história oral usada como técnica de apuração para trabalho jornalístico.
Finalmente, faremos uma reflexão acerca da memória - especialmente, sobre a memória de idosos -, de como ela se relaciona com o presente, buscando averiguar as possibilidades de aplicação da memória no Jornalismo.
1

Trabalho apresentado ao Intercom Junior – divisão temática do Jornalismo do XII Congresso de Ciências da

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas