O uso do crak: um problema social restrito ás metrópoles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço social

CLEINEILDA XAVIER DOS SANTOS

O USO DO CRAK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO
Á METRÓPOLES?

Araripina
2012

CLEINEILDA XAVIER DOS SANTOS

O USO DO CRAK: UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO
Á METRÓPOLES?

Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas; Psicologia social, Sociologia, Filosofia, FHTM do Serviço Social II.

Prof: LISNÉIA RAMPAZZO,
GIANE ALBIAZZTTI,
GLEITON LIMA,
E ROSANE MALVEZZI.

Araripina-PE
2012

SUMÁRIO

RESUMO...........................................................................................................04

1INTRODUÇÃO................................................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................06

2.1 A representação social do uso do crack......................................................06

2.2 Relação urbanização X população e o uso do crakc...................................06

2.3 Consequências emocionais/ afetivaspara o dependente químico e seus familiares............................................................................................................07

2.4Contribuição da Assistência Social no atendimento à população.................08

3 CONCLUSÃO..................................................................................................09

4 REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS................................................................10

RESUMO

O trabalho ora desenvolvido está relacionado ao uso do crack bem como à sua participação social na vida do homem. Sabe-se que tal problema começou assolando grandes metrópoles, porém, os pequenos centros não estão indiferentes à existência deste entorpecente. É preciso que a população brasileira conscientize-se do problema que podeestar presente em todas as regiões do país e para as consequências físicas, emocionais e afetivas que pode causar tanto para o usuário quanto para os familiares e aqueles diretamente relacionados à vítima. Fatores como a acelerada urbanização e a crescente desigualdade do país contribuíram para uma formação social injusta trazendo para o meio social práticas como a de traficar e usar drogas e poresta mesma razão os mais desfavorecidos tem ficado no roll dos esquecidos sem atendimento e cuidados necessários. O trabalho da Assistência Social pode ser considerado importante na intervenção e possível solução do problema. É preciso no entanto, elaborar um plano de ação que esteja voltado para a intervenção junto ao usuário usando técnicas que tratam a este não como marginal e sim como doenteque precisa de tratamento,

PALAVRAS-CHAVE: crack, histórico social, conseqüências e Assistência social

1- INTRODUÇÃO

Onome crack deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos. O crack, é uma droga, geralmente fumada, feita a partir da mistura de pasta reduzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
O que sepretende com este trabalho é descrever o crack enquanto entorpecente que vicia e denigre o físico, o emocional e o psicológico de suas vítimas, além disto, é preciso analisar até que ponto a população brasileira está envolvida e sua preparação para enfrentar o problema. Através desta proposta é necessário analisar até que ponto os profissionais de serviço social estão inteirados da importância de seupapel junto ao cidadão e prontos a atuar. Para tanto é importante perceber a metodologia de intervenção mais eficaz (modelos, métodos, técnicas, estratégias e instrumentos)do Serviço Social no âmbito de Projetos de Prevenção Primária da Toxicodependência na infância, na adolescência e até a juventude.
O trabalho será apresentado descrevendo os seguintes pontos: A representação social do uso do...
tracking img