O uso do crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O crack surgiu no Brasil na década de 90, finda dos ESTADOS UNIDOS, até então a cocaína era a droga preferida por seu efeito alucinógeno mais o seu custo era alto, então foi apresentado o crack que também era uma droga alucinógena e de baixo custo. O crack surgiu nos becos nos nas favelas dos grandes centros e hoje tomou uma proporção endêmica. Sendo não só uma droga utilizadapelos negros favelados, como também por uma boa parte dos jovens de classe média e também da classe alta.
Está droga atua diretamente no cérebro liberando uma grande quantidade de dopamina que é uma química liberada pelo cérebro causando sentimento de euforia e de prazer.
Não se pode falar do crack sem se falar do aumento da criminalidade tendo em vista que seus usuários se tornam viciados comapenas poucas semanas de uso. E depois de viciados a pessoa não consegue passar se quer um dia sem o seu uso. É comum que seus dependentes comecem a cometer pequenos furtos que geralmente se iniciam em casa tomando maiores proporções.
A família em sua maioria não esta pronta para lidar com esta situação e estes jovens saem de casa e passam a morar nas ruas ou em moradias sem condições de habitação.Hoje acontece uma grande mobilização perante o governo, a sociedade, as igrejas, para tentar combater ou reduzir está peste que se alastra de maneira avassala

O USO DO CRACK

O crack surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 em bairros pobres de Nova Iorque, Los Angeles e Miami. O baixo preço da droga e a possibilidade de fabricação caseiraatraíram consumidores que não podiam comprar cocaína refinada, mais cara e, por isso, de difícil acesso. Aos jovens atraídos pelo custo da droga juntaram-se usuários de cocaína injetável, que viram no crack uma opção com efeitos igualmente intensos, porém sem risco de contaminação pelo vírus da AIDS, que se tornou epidemia na época.
No Brasil, a droga chegou à década de 1990 e se disseminouinicialmente em São Paulo. “O consumo do crack se alastrou no País por ser uma droga de custo mais baixo que o cloridrato de coca, a cocaína refinada (em pó). Para produzir o crack, os traficantes utilizam menos produtos químicos para fabricação, o que a torna mais barata", O crack é uma droga sobre a qual muito se fala, mas pouco se sabe. Órgãos antidrogas vêm sendo criados e tímidas ações vêm sendofeitas, mas a aparente falta de resultados pode ser atribuída ao fato de se basearem no senso comum e não em dados oficiais.
O uso disseminado do crack no mundo das drogas está relacionado a vários fatores que levaram a uma grave transformação, tanto na oferta quanto na procura. De um lado, o controle mundial repressivo sobre os insumos químicos necessários a sua produção – como éter e acetona– leva os produtores a baratear cada vez mais sua fabricação, com a utilização indiscriminada de outros ingredientes altamente impuros. Quanto mais barata sua produção, mais rentável é sua venda. Por outro lado, o crack representa para a população usuária de drogas um tipo de cocaína acessível, pois vendido em pequenas unidades baratas, oferece efeitos rápidos e intensos. Entretanto, a desejadaintoxicação cocaína proporcionada pelo crack provoca efeitos de pouca duração, o que leva o usuário a fumar imediatamente outra pedra. Esse ciclo ininterrupto de uso potencializa os prejuízos à saúde física, as possibilidades de dependência e os danos sociais. A inovação no mercado das drogas com a entrada do crack atraiu pequenos traficantes, agravou ainda mais a situação, com o aumento incontrolávelde produções caseiras, se diferenciando conforme a região do país.
Á cocaína é misturada uma variedade incerta de reagentes químicos em sua preparação. O desconhecimento quanto a sua composição pode dificultar, muitas vezes, as intervenções emergenciais de cuidados à saúde nos casos de intoxicação aguda sofrida por alguns usuários. Tais condições, porém, não impossibilitam o desenvolvimento...
tracking img