o uso do computador na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS XI
PLATAFORMA FREIRE
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
HISTÓRIA MEDIEVAL


MARIA AUGUSTA
MARIA SÔNIA DA SILVA MASCARENHAS



COMÉRCIO, BURGUESIA E FEUDO









Serrinha
2011
MARIA AUGUSTA
MARIA SÔNIA DA SILVA MASCARENHAS





ATIVIDADE COMPLEMENTAR
COMÉRCIO, BURGUESIA E FEUDO


Trabalho apresentado àdisciplina História Medieval ministrada pelo Profº. Sérgio Murucy como requisito parcial de avaliação da disciplina.









Serrinha
2011
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO................................................................……………...........5
2.1- Feudalismocaracterísticas gerais ………………..…………...........................….5
2.2 - Compreendendo sobre o comércio da Idade Média.....................................….7
2.3- A burguesia.........................................................................................................93-CONCLUSÃO.........................................................................................................12
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
ANEXOS....................................................................................................................15




















1- INTRODUÇÃO

Este presente trabalho foi elaborado pelas discentes, do curso de História daUniversidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XI,Serrinha-Plataforma Freire, solicitado pelo docente Sergio Luiz Muricy Almeida, Orientador do componente curricular História Medieval, com intuito de aprofundar nossos conhecimentos sobre assuntos relacionados a Idade Média.
A partir das discussões travadas em sala de aula decidiu-se construir um trabalho sobre Comércio, Burguesia e Feudo. Assimdesenvolveu-se pesquisas sobre o assunto visando proporcionar um olhar mais amplo e aprofundado sobre este determinado conteúdo, sua importância no nosso processo de ensino-aprendizagem e na nossa prática docente.
Este pesquisa surgiu da necessidade de viabilizar a melhoria da nossa prática de ensino, visando nosso aprofundamento em estudos relacionados ao tema proposto: Comércio, Burguesia e Feudo no poiso desejo de transformação dos profissionais envolvidos na educação perpassa pelo ato de pesquisar, planejar e compreende desde a tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento ,ou seja continuo da pesquisa-ação- reflexão- ação.
No intuito de aprimorar nossos saberes e estreitar a ponte existente entre os conteúdos ensinados e o contexto social no qual estes estão envoltos, é que nosresolvemos pesquisar sobre determinando assunto, para que o mesmo nos auxiliem no aperfeiçoamento de nossas práxis.











2. DESENVOLVIMENTO

2.1- Feudalismo características gerais

No começo da Idade Média, muitos habitantes da região do extinto Império Romano do Ocidente tinham migrado das cidades para o campo. A ruralização acentuou-se durante as invasões germânicas. Entre osséculo VIII e X, esse processo foi ainda mais intenso, devido a instabilidade provocada pelas novas invasões que ocorreram nesse período.
Nessas situações de conflito, cada um se defendia de acordo com suas possibilidades. Houve lugares onde os nobres mandaram construir vilas fortificadas e castelos cercados por estacas e muralhas de pedra. Os mais fracos procuravam a ajuda de nobres eguerreiros. Era o caso dos camponeses, que pediam proteção aos senhores de terras e acabavam na maioria das vezes, perdendo sua liberdade ao se tornarem servos.

Segundo COTRIM e RODRIGUES:

O feudalismo não aconteceu em todas as regiões, nem era da mesma forma nos lugares onde existiu. Houve varrições no tempo e nas diferentes localidades. Mesmo nas regiões feudalizadas, nem todos os que moravam no...
tracking img