O uso do computador em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















a)













1 INTRODUÇÃO




O presente projeto de tem como linha de Pesquisa a área de Educação e Tecnologias tendo como tema O Uso da Informática em Sala de Aula, sendo que o mesmo versará sobre a aplicação da informática (Internet, computadores, programas educativos e demais ferramentas) na sala de aula nabusca de melhorias qualidade na educação e inclusão social e digital.

O uso da informática está cada vez mais voltado para a aprendizagem, pesquisa, diversão e trabalho, nas escolas, empresas ou lares, por crianças, jovens, adultos e idosos, independente da classe social, cultural e nível educacional.
As aplicações das tecnologias (Internet, computadores, DVD, som, televisão,vídeo-game), no ensino são praticamente ilimitadas e com certeza contribuem em muito com a qualidade da educação, e hoje, com o baixo custo dos equipamentos é possível implantar e manter laboratórios de tecnologia para aprendizagens diversas, em qualquer município do nosso país.

O uso, principalmente dos computadores, nas escolas possibilita o enriquecimento dos ambientes de aprendizagem, ondeprofessor/aluno tem oportunidade de construir o conhecimento, sendo que ambos têm a possibilidade de ensinar e aprender. Porém, o computador só irá contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem, se a comunidade escolar (professor e alunos) estiver comprometida com o processo de apropriação e aplicação do conhecimento e também com a formação continuada dosprofessores por parte dos órgãos competentes (secretarias de educação estadual/municipal e instituições particulares).

















2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA




De acordo com Moram (2007), “Vivemos hoje na era do conhecimento, com espantosas mudanças em todos os campos da nossa vida. O que vale a pena preservar? O que precisa ser mudado? Estas questões, que noscolocamos a todo o momento, evidenciam que a sociedade necessita de pessoas abertas, inovadoras, confiantes, dispostas a aprender continuamente e que saibam trabalhar em grupo”.

Moram ainda afirma que “As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saberinterpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais”.

Segundo Ramon de Oliveira:

As primeiras ações governamentais implementadas no intuito de interligar educação com informática ocorreram em 1979 quando a SEI escolheu o setor educacional, ao lado dos da agricultura, saúde eindústria, como sendo um daqueles a que seria dado maior apoio, visando viabilizar a utilização de recursos computacionais em suas atividades. (Oliveira, 1997, p. 29)




Esta tecnologia que vem crescendo a cada dia traz junto com as possibilidades de um maior conhecimento, certa insegurança para os profissionais de ensino;  para o professor, sair da zona de conforto e entrar na zona de risco épagar um preço muito alto pela tecnologia (GAUDIO,2005,1). Assim, o professor teme a nova experiência, por de repente não conseguir mostrar o total domínio da matéria, como antes o tinha. Tempos atrás, somente com o auxílio dos livros, o professor conseguia pesquisar e dar sua aula de forma que dominasse completamente o conteúdo. Hoje, o professor teme que não consiga operar corretamente osistema, ou que cause algum erro operacional, passando a ser visto pelos alunos como um profissional não capacitado.



2.1 – A HISTORIA DO COMPUTADOR

Em 1946 é anunciada a criação do primeiro computador digital eletrônico de grande escala do mundo, o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly,...
tracking img