“ O uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação na sala de aula”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Canoas, 27 de Março de 2011.

Bárbara Sant’ Ana Vicente

“ O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA”

Identificação do tema e Introdução ao assunto


Neste trabalho, falaremos sobre o uso de recursos tecnológicos de informação e comunicação na sala de aula. Quando falamos em tecnologia, logo pensamos em todos os aparatoselétricos e eletrônicos que estão a nossa disposição nos dias atuais; mas esquecemos que todos os artefatos que foram elaborados e construídos para ajudar a superar as limitações do homem, são tecnologias. Partindo deste pressuposto, livros, calças, meias, canetas, lápis, ... fazem parte do acervo tecnológico, assim como televisão, giz, celulares, computadores, DVD, câmeras digitais.
A diferençaé que estes últimos são recursos mais avançados, o que de certa forma, nos comprova que na atualidade vivemos um período de intensa produção tecnológica. Entretanto, até que ponto esta produção tecnológica intensa é positiva para o homem? Neste arsenal de informações, será que a escola está sabendo aproveitá-la em benefício de uma Educação de qualidade? Bem, acredito que para responder a estasquestões é interessante abordarmos um ponto fundamental: a diferença entre informação e conhecimento. Ter acesso e obter informações não é sinônimo de ter conhecimento.
A disponibilidade de livros, jornais, revistas, documentários e até mesmo a Internet, garantem o acesso a informação; não ao conhecimento. Uma informação não se transforma em conhecimento de forma imediata, é preciso que oindivíduo compreenda-a, interprete-a e estabeleça um sentido para a mesma. Este trabalho foi realizado com base não só em informações da internet, mas também de livros, revistas e jornais, onde se pode perceber a importância da pesquisa em diversas fontes para criarmos base e, apartir disso, desenvolvermos o tema em questão. É preciso que as informações sejam trabalhadas conjuntamente em várias situaçõesde aprendizagem, de modo que o aluno possa estabelecer relações, comparar, diferenciar, experimentar, analisar, atribuir significado e sistematizar os conceitos envolvidos num processo contínuo de (re) construção do conhecimento (piaget, 1977).
Piaget nos fala do conhecimento como um processo de adaptação através do equilíbrio constante da acomodação e da assimilação das estruturas de interaçãodo sujeito com o objeto e do objeto com o sujeito. A Educação não pode estar a mercê de tudo o que a tecnologia de informação e comunicação pode nos oferecer; entretanto de nada nos adianta contemplar nossas escolas com laboratórios de informática se não existir uma proposta pedagógica que contemple uma prática inovadora de fato.
A escola é lugar de mudanças não apenas de transmissão epreservação da cultura; neste aspecto os laboratórios sugerem mudanças, mas logicamente também propiciam desafios: temos novos espaços e materiais diferenciados que provocam dúvidas, incertezas quanto às práticas: Como ensinar e aprender? É sabido que através da Internet temos um vasto campo de informações que podem ser abordados pela quantidade ou por especificidades, a escolha dependerá de algunsrequisitos: objetivos do professor, características dos alunos, condições físicas do ambiente informatizado, disponibilidade de tempo para a disciplina e/ou para a turma, além do estímulo o processo de aprendizagem dinamizando suas atividades em torno do Laboratório de Informática.


Desenvolvimento: descrição de tecnologias, ferramentas e exemplos


Muitas são as propostas que existem em torno deuma melhor utilização dos recursos telemáticos nas instituições de ensino, pois estão dando conta de que não é apenas num encontro ao vivo e em cores que a aprendizagem pode acontecer.
É cada vez mais comum ouvirmos falar em cursos a distância, vídeo-aulas, tele-conferências, salas de bate-papo, onde a interação e a aprendizagem acontecem de forma muito produtiva e proveitosa. Tomemos por...
tracking img