O uso de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DA LINGUAGEM DE SINAIS E A INCLUSÃO DE
ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Marcia Adam
Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e tem como tema “O Uso da Linguagem de Sinais e a Inclusão de Alunos Surdos no Ensino Regular: um olhar sobre a Prática Pedagógica”. A linguagem de sinais é baseada em línguas gestuaise visuais, desenvolvida a partir do uso das mãos, dos olhos, do rosto, da boca, enfim, do corpo todo. É a língua utilizada pelos surdos, pois oferece aos mesmos a oportunidade de se expressarem e, assim, desenvolverem seu potencial de comunicação plenamente, de uma forma que a língua oral não lhes permite. Além dos sinais, os surdos utilizam o alfabeto manual, que é um sistema para representar asletras do alfabeto por gestos. Neste contexto, esta pesquisa que tem como objetivo investigar a contribuição do uso da linguagem de sinais -Libras no processo ensino/aprendizagem como forma de inclusão das pessoas surdas no ensino regular, permitindo que as mesmas estudem, trabalhem e participem de toda e qualquer atividade. O presente estudo contempla a importância da escola por meio daintérprete, da família e da sociedade no conhecimento de Libras, como forma de inclusão do surdo no contexto escolar e social.

Palavras-chave: Língua de Sinais, Inclusão, Ensino Regular, Prática Pedagógica.

Abstract

This work was compiled from a literature search and has the theme "The Use of Sign Language and Deaf Inclusion of Students in Regular Education: a look at the Pedagogical Practice."Sign language is based on visual and gestural language, developed from the use of hands, eyes, face, mouth, finally, the whole body. It is the language used by deaf people as it offers them the opportunity to express themselves and thus develop their full potential for communication, in a way that this language does not allow them. In addition to the signs, the deaf use the manual alphabet,which is a system to represent the letters of the alphabet by gestures. In this context, this research aims to investigate the contribution of the use of sign language-pounds in the teaching / learning as a way of including deaf people in mainstream education, allowing them to study, work and participate in any activity . The present study addresses the importance of school through the interpreter,the family and society in the knowledge of Sterling, as a way to include the deaf in the school and social context.

Keywords: Sign Language, Inclusion, Regular Education, Pedagogical Practice.

Ouvir
Ler foneticamente
Dicionário
1 INTRODUÇÃO

A Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN/1996, que garante a inclusão do aluno com deficiência auditiva na salade aula, não é suficiente para incluí-lo na sociedade. É necessário, também, que este aluno seja atendido nas suas necessidades para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
No cotidiano escolar e social existe uma grande distância entre ouvintes e surdos, isto pelo desconhecimento da linguagem de sinais que pouco promove uma comunicação entre eles e, na maioria das vezes, exclui ossurdos do convívio social. No entanto, a falta de preparo do professores para trabalhar com os alunos surdos, desconhecendo sua língua, faz com que os alunos surdos conheçam rapidamente o fracasso escolar, sejam reprovados ou aumentem as estatísticas de evasão escolar.
Deste modo, estudar e conhecer a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é uma das perspectivas de inclusão, ou ainda, uma formademocrática para a efetiva ampliação de oportunidades educacionais para essa população que necessita validar a sua língua como meio de comunicação.
Nessa perspectiva, as instituições educativas devem propiciar condições para que os surdos possam ter uma educação com qualidade, estabelecendo uma comunicação entre surdos e ouvintes.
Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo investigar a...
tracking img