O USO DE ANODOS COM SLOT NA ALBRAS

2785 palavras 12 páginas
O USO DE ANODOS COM SLOT NA ALBRAS

Hânderson Penna Dias1
Ronaldo Raposo de Moura2

Resumo

O presente artigo discute os resultados obtidos nas cubas da Albras com o uso de anodos com slots transversais. Existe um paradigma que diz que slots orientados longitudinalmente são mais benéficos para a operação de cubas eletrolíticas do que slots transversais.
Entretanto, em virtude do projeto da compactadora de anodos da Albras só é possível produzir slots longitudinais cortando os anodos após o cozimento.
Em 2002 foram iniciados testes com anodos com slots de ambos os tipos em um pequeno grupo de cubas. Como resultado o uso de anodos com slots transversais foi estendido para mais de 500 cubas.
Os dados obtidos em um período de seis meses em termos de: resistência real, deformação de anodos (pontas), ruído, rejeito anódico e incidência de butts com trincas são apresentados e analisados. São feitas observações de como evitar a ocorrência de pontas. Finalmente, são estimados os ganhos econômicos diretos e outros benefícios obtidos com este tipo de anodo.

Palavras-chaves: anodo com slot, aumento de corrente, estabilidade de forno

1. Introdução

Na indústria de alumínio primário temos durante o processo produtivo a geração de inúmeros gases, tais como, dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), complexos Al-O-F e gases de natureza CF. Uma grande parte destes gases é produzida na região anódica, formando bolhas e gerando assim uma maior resistência a passagem de corrente elétrica, pois os gases dificultam o contato entre anodo e o eletrólito, chamado no jargão operacional de banho. A figura 1 mostra a camada resistiva criada pelas bolhas de gases gerados sob o anodo.

Figura 1 – Formação de gases na base inferior do anodo.

O problema desta camada resistiva se tornou maior nas cubas mais modernas, de alta amperagem, que exigem anodos cada vez maiores. Com o aumento da

Relacionados